AULA DE NATAÇÃO PARA BEBÊ: UM ESTUDO SOBRE A METODOLOGIA E APLICAÇÕES
Evelyn A. Fernandes Bernardo, Fabio de Moura Favaris, Thiago Guimarães, Julio Cesar de Faria Pastore, Fabíola Claudia Henrique da Costa, Carlos Alberto Azevedo Ferreira
Acreditando que a utilização da psicomotricidade possa ser uma ferramenta que contribua significativamente para o desenvolvimento completo do bebê, a natação vale-se desses pressupostos para desenvolver suas questões motoras. O objetivo desse artigo é, por meio de pesquisa, verificar: a existência de uma conduta metodológica aproximada entre os profissionais que atuam com a natação para bebê, qual é o conhecimento relacionado à psicomotricidade que os professores utilizam, quais materiais são utilizados para alcançar os objetivos das aulas e qual é o perfil desse profissional. Para alcançar os objetivos do estudo, foi aplicado um questionário contendo 27 perguntas fechadas. Além do questionário, foram observadas aulas nas mesmas academias dos professores entrevistados. Concluímos com os resultados obtidos na pesquisa que o perfil metodológico utilizado pelos profissionais durante as aulas é bastante semelhante, bem como o uso dos recursos materiais e o perfil acadêmico encontrado.
Palavras-chaves: Natação. Bebê. Psicomotricidade.
Evelyn A. Fernandes Bernardo, Fabio de Moura Favaris, Thiago Guimarães, Julio Cesar de Faria Pastore, Fabíola Claudia Henrique da Costa, Carlos Alberto Azevedo Ferreira