FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Maria Elisa Caputo Ferreira, Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Alessandra Batista, Clara Mockdece Neves
O objetivo do presente estudo foi verificar o interesse de alunos do curso de Educação Física em continuar a formação através de cursos de pós-graduação. Participaram 120 graduandos da metade final do curso, de ambos os sexos (idade média de 23,15 ±8,74 anos). Os alunos responderam perguntas sobre a intenção e os motivos de ingressar ou não em curso de pós-graduação e os cursos de maior e menor interesse. 90% demonstraram interesse em ingressar em cursos de pós-graduação. Dentre os motivos destacaram-se: especializar em determinada área de conhecimento, melhor capacitação para o mercado de trabalho e interesse na área acadêmica. Os cursos de maior interesse foram: “Fisiologia do exercício”, “Biomecânica aplicada ao treinamento físico”, “Obesidade e emagrecimento” e “Metodologia da preparação física”. Aqueles que não demonstraram interesse (10%) assinalaram o intuito em não atuar na área e a intenção no ingresso no mercado de trabalho como os principais motivos. Os cursos de menor interesse foram: “Educação especial e inclusiva”, “Gestão de Projetos e Programas Socioeducativos e Esportivos”, “Administração e Marketing Esportivo” e “Natação e Atividades Aquáticas”. Conclui-se que a maioria dos alunos se interessa em ingressar em cursos de pós-graduação após o término da formação em Educação Física.
Palavras Chave: Formação Continuada. Pós-graduação. Estudante. Educação Física.
Maria Elisa Caputo Ferreira, Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Alessandra Batista, Clara Mockdece Neves