INCLUSÃO DE ALUNOS CADEIRANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM COLÉGIOS ESTADUAIS DA CIDADE DE CASCAVEL - PR
Marcelo Ribeiro Aime, Jackson Antônio da Silva de Sena, Hani Zehdi Amine Awad
Este estudo objetivou identificar como vem sendo tratada a inclusão de alunos com deficiência física (cadeirantes) nas aulas de Educação Física em colégios públicos regulares. Trata-se de um estudo de caráter descritivo analítico, realizado em sete (7) colégios públicos da cidade de Cascavel/PR. A amostra foi constituída de nove (9) alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que apresentam deficiência física (cadeirantes), praticantes, ou não, das aulas de Educação Física. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 11 questões fechadas. A análise dos resultados foi submetida ao tratamento estatístico descritivo, à apresentação de dados percentuais e à utilização de gráficos. Inicialmente, buscamos em nossa análise verificar os avanços na acessibilidade de pessoas com deficiência física, em especial, os cadeirantes no que tange às aulas de Educação Física. Procuramos, ainda, identificar, na literatura, ações de profissionais que buscam integrar, em suas aulas de Educação Física, alunos cadeirantes e que, por meio de práticas inclusivas, participam das aulas. Averiguou-se, a partir dos dados coletados, que os alunos com deficiência possuem conhecimento da seriedade da sua participação nas aulas de Educação Física e fazem questão de serem inseridos. Contudo, assinalam para as dificuldades encontradas especialmente no que diz respeito à acessibilidade aos espaços utilizados para as práticas da disciplina, alertando, ainda, para a necessidade dos professores de Educação Física promoverem condições contínuas para a efetiva participação de todos os alunos, deficientes ou não.
Palavras-chave: Inclusão; Deficiência física; Acessibilidade na Educação Física.
Marcelo Ribeiro Aime, Jackson Antônio da Silva de Sena, Hani Zehdi Amine Awad