PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE OS FATORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Kaio Breno Belizario de Oliveira, Leandro Araújo de Sousa, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim, Tadeu de Almeida Alves Junior, Francisco Cristiano Silva Sousa, José Airton de Freitas Pontes Junior
O trabalho tem como objetivo apresentar a percepção discente sobre os fatores relacionados ao processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Assim, possui caráter descritivo, de abordagem quantitativa e transversal. A amostra foi composta por 418 escolares de 9 municípios do Ceará. Para a coleta de dados utilizou-se de um questionário validado e para a análise o programa SPSS versão 22.0. Os resultados indicaram maior concordância nos itens a respeito de aulas teóricas com 79,9% (n=330) e práticas apresentando 93,7% (n=389), diálogo professor e aluno com 91,6% (n=381), e o compromisso do professor para com o ensino representando 84,2% (n=346). Ao realizar uma comparativa entre os alunos do Ensino Fundamental II e Médio, indicou na maioria dos itens a concordância entre os dois grupos, porém mostrando diferencia significativa no item relacionado à utilização de diversos materiais nas aulas, bem como em relação à infraestrutura adequada (χ2 = 14,940 para p = 0,002 e χ2 = 7,972 para p 0,047 respectivamente). Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física, na percepção discente, apresenta fatores positivos, sendo os alunos do Ensino Médio os que demostram maior criticidade, principalmente em relação à utilização de diversos materiais e a infraestrutura adequada das aulas.
Palavras-chave: Questionários. Opinião Pública. Educação Baseada em Competências. Educação Física e Treinamento
Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Kaio Breno Belizario de Oliveira, Leandro Araújo de Sousa, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim, Tadeu de Almeida Alves Junior, Francisco Cristiano Silva Sousa, José Airton de Freitas Pontes Junior