FLAGBOL: UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Eduardo Weslley de Moraes, Maria Aparecida Ribeiro, Ana Beatriz Fortes de Carvalho, Daniel Marcos de Souza,
A presente pesquisa se refere a uma proposta na educação física escolar, com o objetivo de acrescentar a prática do flagbol nas aulas de educação física, o flagbol é uma modalidade que deriva do futebol americano utilizando praticamente as mesmas regras e fundamentos como passes, recepções e corridas, a diferença é que para interromper uma jogada basta apenas remover uma das flags (fitas), presas na cintura dos jogadores, evitando os encontrões e agarrões característicos da modalidade, sendo assim, diminuindo o risco de uma lesão. A pesquisa tem por objetivo propor a prática do flagbol nas escolas, acreditando em sua relevância social e com a possibilidade de implicar uma nova ferramenta de ensino/aprendizagem, aumentando a cooperação interdiscentes e diminuição dos preconceitos inseridos na Educação Física Escolar, acrescentando pontos positivos no processo de formação do cidadão. Por meio de vídeos e apresentação em slides, mostramos aos participantes as regras e fundamentos do esporte, logo após essa apresentação foi respondido um questionário, a segunda etapa foi uma aula prática de flagbol onde todos jogaram e exercitaram os fundamentos da modalidade, após esta aula prática, os participantes responderam outro questionário para podermos comparar se houve alguma forma de aprendizado com a prática esportiva. Podemos observar que o flagbol foi muito bem aceito pelas crianças, que entenderam suas regras e peculiaridades mas sem deixar de se divertirem.
Palavras-chave: Flagbol. Educação Física Escolar. Licenciatura.
Eduardo Weslley de Moraes, Maria Aparecida Ribeiro, Ana Beatriz Fortes de Carvalho, Daniel Marcos de Souza,