LUTAS: UMA POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Carlos Alberto Rosário Izidoro Júnior, Layonel Gaspar Lamp, Ricardo Reuter Pereira
A aula de Educação Física na escola é um local próprio para desenvolver o conhecimento da cultura corporal do movimento humano. É importante, nesta perspectiva, olhar para o aluno como um todo, pois os aspectos cognitivos, motores e afetivos estão presentes em todas as situações. Neste contexto, as aulas de educação física na escola necessitam proporcionar aos alunos diversas possibilidades corporais tais como: esporte, ginástica, atividades rítmicas e expressivas, danças e lutas. Entendemos a importância do professor em proporcionar uma vivencia de atividades com a temática de lutas, como por exemplo, o Judô e a Capoeira, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais como alternativa de conteúdos da Educação Física na escola. Portanto, esse trabalho teve como objetivo investigar a presença da temática de lutas nas aulas de educação Física na escola. O presente estudo teve como método a aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para 21 professores de educação física, e acadêmicos de educação física, formandos com experiência de no mínimo 1 ano no ambiente escolar, atuantes em escolas públicas ou privadas. Conclui-se que embora a grande maioria dos professores, que afirmaram nunca terem realizado alguma atividade de lutas em suas aulas, compreendem a importância da mesma, e os mesmos não se sentem capacitados a realizarem aulas de Lutas pela falta de conhecimento especifico na área.
Palavra-chave: Educação Física escolar. Lutas na escola. Lutas no ambiente escolar.
Carlos Alberto Rosário Izidoro Júnior, Layonel Gaspar Lamp, Ricardo Reuter Pereira