ANÁLISE DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Jean Carlos de Goveia, Leandro Martinez Vargas
A presente pesquisa teve por objetivo analisar o desempenho das habilidades motoras fundamentais (locomotoras e manipulativas) em crianças com deficiência intelectual com idade entre 7 a 12 anos. Participaram da pesquisa oito alunos - cinco meninos e três meninas - que estudavam na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaguariaíva/PR (APAE/JGVA). As crianças foram avaliadas por meio do Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), proposto por Ulrich (2000). O tratamento estatístico foi realizado por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20. Os resultados mostraram que: as crianças investigadas apresentam atraso em termos de desenvolvimento motor; os meninos apresentaram um melhor desempenho que as meninas nos subtestes de controle de objetos e locomoção do TGMD-2, a maioria dos alunos foram classificados como “abaixo da média” em comparação a idade cronológica e a idade motora estimada para cada subteste. Recomenda-se a implantação de um programa interventivo com o objetivo de proporcionar um melhor aperfeiçoamento das habilidades motoras fundamentais dessas crianças e, consequentemente, a diminuição do atraso motor.
Palavras-Chave: Educação Física, Deficiência Intelectual, TGMD-2.
Jean Carlos de Goveia, Leandro Martinez Vargas