BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ANÁLISE DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Jean Carlos de Goveia, Leandro Martinez Vargas

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar o desempenho das habilidades motoras fundamentais (locomotoras e manipulativas) em crianças com deficiência intelectual com idade entre 7 a 12 anos. Participaram da pesquisa oito alunos - cinco meninos e três meninas - que estudavam na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaguariaíva/PR (APAE/JGVA). As crianças foram avaliadas por meio do Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), proposto por Ulrich (2000). O tratamento estatístico foi realizado por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20. Os resultados mostraram que: as crianças investigadas apresentam atraso em termos de desenvolvimento motor; os meninos apresentaram um melhor desempenho que as meninas nos subtestes de controle de objetos e locomoção do TGMD-2, a maioria dos alunos foram classificados como “abaixo da média” em comparação a idade cronológica e a idade motora estimada para cada subteste. Recomenda-se a implantação de um programa interventivo com o objetivo de proporcionar um melhor aperfeiçoamento das habilidades motoras fundamentais dessas crianças e, consequentemente, a diminuição do atraso motor.

Palavras-Chave: Educação Física, Deficiência Intelectual, TGMD-2.

Abstract
Palavras Chave

Jean Carlos de Goveia, Leandro Martinez Vargas

Pesquisar artigos

Publicações