PERCEPÇÃO DE ATLETAS ESCOLARES DE FUTSAL SOBRE O ESTILO DE LIDERANÇA DO TREINADOR
Gustavo Henrique Gonçalves e Silva, Lara Flor Barroso Gadelha, Raphael Moura Rolim
A liderança pode ser conceituada e interpretada sob diversos pontos de vista. Os líderes constituem uma das funções primordiais na dinâmica de grupo. Esse estudo teve como principal objetivo, identificar a percepção de atletas sobre o estilo de liderança do técnico, de modo a contribuir com a compressão por parte dos atletas acerca da forma de liderança abordada pelos técnicos. Participaram da pesquisa sete atletas da equipe de futsal juvenil de uma escola particular de Natal/RN, Brasil. A pesquisa foi descritiva e realizada por meio de estudo de campo. Para coleta de dados foi aplicada a Escala Multidimensional de Liderança no Desporto (EMLD). A EMLD avalia a percepção dos atletas acerca dos comportamentos assumidos pelos respectivos treinadores e a percepção dos treinadores acerca dos seus próprios comportamentos. Verificou-se que os atletas perceberam que o treinador não promoveu e não motivou o esforço contínuo para que os atletas alcançassem o sucesso, além disso, a percepção dos atletas acerca dos comportamentos do treinador não concordou com a auto-percepção do treinador sobre seus próprios comportamentos. Concluiu-se que o trabalho do psicólogo do esporte na abordagem de liderança é de fundamental para atingir um nível de compatibilidade nas relações entre treinadores e atletas.
Palavras-chave: Liderança. Psicologia do Esporte. Atletas Escolares.
Gustavo Henrique Gonçalves e Silva, Lara Flor Barroso Gadelha, Raphael Moura Rolim