QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE COLÉGIOS ESTADUAIS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON/PR
Fernando de Souza Campos, Cezar Barbosa Santolin, Jorge Both, Lucinar Jupir Forner Flores.
Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre Qualidade de Vida (QV) e a Qualidade de vida no Trabalho (QVT) de professores de Educação Física de Colégios Estaduais de Marechal Cândido Rondon/PR. A amostra se constituiu por 17 docentes que atuavam nos colégios. Foi utilizada a “Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio” (QVT-PEF), e versão abreviada do questionário de qualidade de vida WHOQOL-bref. Os questionários buscaram identificar possíveis fatores que afetam a vida e o trabalho desses profissionais e, supostamente, buscar melhorias. Para a análise, os dados foram quantificados em escore geral, relativo e por dimensões. Na classificação quanto ao WHOQOL-BRIEF, cerca de 70% dos sujeitos se classificaram com uma QV regular, e 30% se classificaram como boa. Quanto a proposta de classificação do QVT-PEF 76,47% dos sujeitos apresentaram uma QVT classificada como boa, muito boa ou ótima e cerca de 25% classificada como regular. Garantindo que não houve diferença estatisticamente significativa quanto ao sexo, os resultados demonstraram certa satisfação em relação a vários fatores de ambos os questionários. A correlação entre QV e QVT dos dois questionários resultou numa correlação positiva moderada (r=0,51, coeficiente de correlação de Pearson). Logo, concluiu-se que os professores de Educação Física Escolar das Escolas Estaduais de Marechal Cândido Rondon demonstraram estar relativamente satisfeitos com sua QV e QVT.
Palavras-chave: Qualidade de Vida. Educação Física. Docente.
Fernando de Souza Campos, Cezar Barbosa Santolin, Jorge Both, Lucinar Jupir Forner Flores.