POTÊNCIA ANAERÓBIA EM ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO: DIFERENÇAS ENTRE CATEGORIAS
Leandro Mateus Pagoto Spigolon, João Paulo Borin, Gerson dos Santos Leite, Carlos Roberto Pereira Padovani, Carlos Roberto Padovani.
O objetivo do presente trabalho visa conhecer a potência anaeróbia de membros inferiores em atletas de futebol de campo e buscar possíveis diferenças entre as categorias. Participaram do estudo, 74 atletas pertencentes às categorias Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Profissional do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba/SP. Para a avaliação da potência anaeróbia, foi utilizado o RAST Test e para a análise estatística utilizou-se a técnica da análise de variância para o modelo com um fator, complementada com o teste de comparações múltiplas de Tukey (ZAR, 1999). Os principais resultados apontam que os valores encontrados para Potência Máxima e Média, mostram diferenças significantes entre Sub-15 e Sub-17 e semelhança em todas as categorias para o Índice de Fadiga. A partir dos dados coletados, conclui-se que as diferentes categorias possuem suas particularidades em relação aos níveis de potência, sendo importante considerá-las na planificação dos treinamentos.
Palavras chave: futebol, treinamento, preparação.
Leandro Mateus Pagoto Spigolon, João Paulo Borin, Gerson dos Santos Leite, Carlos Roberto Pereira Padovani, Carlos Roberto Padovani.