LUTAS E ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE ACADÊMICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Francisco Fábio Madeiro Leitão, Danilo Bastos Moreno, Ana Cristina Guilhon Lobo Ximenes, Roberta Oliveira da Costa
As lutas fazem parte da história da humanidade e estão dentro do conceito de cultura corporal de movimento, no entanto o conteúdo é pouco trabalhado nas aulas de Educação Física e ainda menos no que diz respeito ao sexo feminino. Assim o presente estudo tem como objetivo verificar a percepções das acadêmicas de Educação Física sobre a aplicação do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física Escolar, avaliando a percepção destas após a vivência da disciplina de lutas no nível superior. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa-descritiva, para tal, foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário estruturado, aplicado em duas instituições de nível superior da cidade de Fortaleza, no período de março a junho de 2016. A amostra contou com a participação de 96 acadêmicas devidamente matriculadas no curso de Educação Física. Os resultados evidenciaram uma insuficiente vivência dos conteúdos de lutas na Educação Física Escolar, entretanto as entrevistadas reconhecem os benefícios que esta proporciona aos praticantes e estão pré-dispostas a trabalhar a temática em suas futuras aulas. Ressaltando-se que as acadêmicas entendem que o conteúdo lutas não é gerador de violência, não existindo assim a necessidade de separação de gêneros, apontam ainda que a disciplina na formação do profissional de Educação física é capaz de quebrar preconceitos e mudar perspectivas com relação a prática e aplicação das lutas. Sendo, portanto, espaço modificador onde estereótipos e tabus das divisões de gênero podem ser quebrados.
Palavras-chave: Lutas. Acadêmicas. Educação Física.
Francisco Fábio Madeiro Leitão, Danilo Bastos Moreno, Ana Cristina Guilhon Lobo Ximenes, Roberta Oliveira da Costa