APLICAÇÃO DO TEMA SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Maria Petrília Rocha Fernandes, Maria Adriana Borges dos Santos, Edine Dias Pimentel Gomes, Luiz Torres Raposo Neto, Bruna Oliveira Alves, Ronyelle Alves de Sousa, Heraldo Simões Ferreira.
O objetivo deste estudo é analisar a aplicabilidade do tema saúde nas aulas de Educação Física. Para tanto, dispõe-se de uma abordagem quantitativa do tipo exploratória, composta por 11 (onze) professores que lecionam a disciplina de Educação Física nas escolas da rede estadual de ensino de Sobral/CE. Para coleta de dados utiliza-se um questionário desenvolvido por Ferreira (2012) sobre o tema saúde nas aulas de Educação Física. Na análise dos dados os itens são organizados a partir da estrutura dos blocos de conteúdos propostos pelos PCNs (BRASIL, 1998), e os questionários submetidos à estatística descritiva simples. Com os resultados é possível constatar que os professores buscam através dos conteúdos de ensino relacionar a Educação Física com o tema saúde no ambiente escolar, no entanto, observa-se que esta aplicabilidade apresenta-se mais eficiente nas aulas teóricas em detrimento da pouca exploração prática. Portanto, acredita-se que a disciplina de Educação Física exerce um papel imprescindível no desenvolvimento dos conceitos e dos procedimentos relacionados ao processo de aquisição e manutenção da saúde, rompendo com o paradigma biologicista ao passo que propõe novas possibilidades desta disciplina no ambiente escolar. Palavras-chave: Educação Física. Escola. Saúde.
Maria Petrília Rocha Fernandes, Maria Adriana Borges dos Santos, Edine Dias Pimentel Gomes, Luiz Torres Raposo Neto, Bruna Oliveira Alves, Ronyelle Alves de Sousa, Heraldo Simões Ferreira.