BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

EXPERIÊNCIAS PESSOAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRENÇAS DE FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Leonardo Ristow, Ana Flávia Backes, Vinicius Zeilmann Brasil, Jéssica Dias Cardoso, Valmor Ramos.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as implicações das experiências pessoais na construção das crenças sobre o ensino dos futuros professores de Educação Física, estudantes de uma Instituição de Ensino Superior no sul do Brasil. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, através do estudo de casos múltiplos. Para a coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada com quatro futuros professores de Educação Física. A técnica de análise de conteúdo foi empregada para a análise dos dados. Os resultados indicam que as experiências prévias, obtidas no contexto escolar, foram relevantes para os futuros professores investigados, com implicações em suas crenças a respeito das dimensões do ensino instrução e clima social. Particularmente, as experiências pessoais de observar os professores de referência a ensinar, seguidas da prática de ensino, as experiências de relacionamento e com menor ênfase as orientações dos professores e pares foram mencionadas pelos futuros professores. Conclui-se que a aprendizagem dos futuros professores para ensinar se concretizou principalmente pelas experiências pessoais não sistematizadas pelos professores da universidade.

Palavras-chave: Experiências Pessoais. Crenças. Ensino. Educação Física.

Abstract
Palavras Chave

Leonardo Ristow, Ana Flávia Backes, Vinicius Zeilmann Brasil, Jéssica Dias Cardoso, Valmor Ramos.

Pesquisar artigos

Publicações