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INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE PARA O MOVIMENTO

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Autor(es)

Geovane Silva Ramirez, Daniela Bento-Soares, Ademir De Marco

Resumo

Estudos demonstram que atividades motoras de bebês não são privilegiadas em ambientes de creche/escola, provavelmente pelo déficit teórico dos(as) profissionais ou também pela falta de infraestruturas que potencializem intervenções na maioria das instituições de Educação Infantil. O objetivo deste estudo é demonstrar o processo de elaboração e instalação de um ambiente de incentivo ao movimento de bebês de seis a 18 meses. Foi planejada e instalada a Sala “Cri Cri - Espaço para a Criança Criar”, ambiente seguro para a prática de vivências motoras, em um berçário de Campinas-SP. A proposta foi norteada pelo método de pesquisa-ação e realizada em conjunto com as educadoras, demonstrando que espaços e materiais devem ser pensados e organizados de maneira que proporcionem ambientes seguros, acolhedores e desafiadores. Este processo contribuiu para o pensar de possibilidades motoras para bebês em ambiente de creche/escolar, demonstrando que propostas como essa são possíveis e fáceis de serem adaptadas.

Palavras-chave: Educação Física. Educação Infantil. Ambiente Pedagógico. Berçários.

Abstract
Palavras Chave

Geovane Silva Ramirez, Daniela Bento-Soares, Ademir De Marco

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