FOCO DE ATENÇÃO NA APRENDIZAGEM DO GOLPE DE JUDÔ: O SOTO GARI
Fábio Rodrigo Ferreira Gomes, Fernando Ikeda Tagusari, Thiago Augusto Costa de Oliveira, Frank Shiguemitsu Suzuki, Cassio Miranda Meira Junior.
Tradicionalmente, os professores ensinam os golpes de judô de forma estática com o oponente parado, e a primeira parte do golpe é o kuzushi (desequilíbrio), que é um componente primordial para o sucesso na projeção do oponente. Estudos sobre o kuzushi concluem que essa estratégia não proporciona o desequilíbrio no oponente. O foco de atenção pode afetar o processo de aprendizagem de habilidades motoras, e ao investigar as instruções realizadas nos estudos com Judô, percebe-se várias estratégias de foco de atenção sendo utilizadas concomitantemente. O objetivo do presente estudo foi verificar a influência do foco de atenção interno e externo na aprendizagem do golpe judô o soto gari. Participaram 28 crianças, ambos os sexos, de oito a dez anos, distribuídos em quatro grupos experimentais: GEI – Grupo Estático Foco Interno; GEE – Grupo Estático Foco Externo; GMI – Grupo Movimento Foco Interno; GME – Grupo Movimento Foco Externo. A tarefa foi o golpe de Judô o soto gari. A avaliação foi por meio de vídeo utilizando checklist nas três fases: pré-teste, pós-teste, teste de retenção. Na aprendizagem do golpe de Judô o soto gari, os grupos com foco externo foram superiores aos grupos com foco interno, principalmente quando associado a prática com movimento. Já no kuzushi, nenhum grupo apresentou melhora, especificamente para deixar o oponente desequilibrado. Assim, pode-se concluir que ao utilizar o foco de atenção foi eficiente, mas para a aprendizagem do kuzushi, possivelmente movimentações específicas no processo ensino-aprendizagem, similares a condição de luta, proporcionando assim o desequilíbrio do oponente.
Palavras-chave: Judô. Foco de atenção. Aprendizagem motora.
Traditionally, teachers teach judo throwing technique statically. Studies investigating the kuzushi (umbalance) concluded that this strategy does not provide the umbalance at the opponent. The focus of attention can affect the process of learning motor skills. The aim of this study was to investigate the influence of internal and external attentional focus in learning judo throwing technique o soto gari practice in static and moving situations. Attended by 28 children, both genres from eight to ten years old, distributed into four groups: GEI - Static Internal Focus Group; GEE - Static External Focus Group; GMI - Movement Internal Focus Group; GME - External Motion Focus Group. The task was the throwing technique o soto gari. To evaluate the task it was performed shooting video using checklist in three experimental phases (pretest, acquisition, retention test). The throwing technique of learning groups with external focus were higher, especially when associated with the practice movement. Regarding the kuzushi, no group showed improvement in kuzushi specifically to let the opponent to lose the balance. The usage of focus of attention was efficient, but for the kuzushi learning, pre-kuzushi movements should be applied before in the learning process.
Keywords: Judo. Attentional focus. Motor Learning.
Fábio Rodrigo Ferreira Gomes, Fernando Ikeda Tagusari, Thiago Augusto Costa de Oliveira, Frank Shiguemitsu Suzuki, Cassio Miranda Meira Junior.