BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ANÁLISE SOBRE A COMPREENSÃO DOS DOCENTES SOBRE A INSERÇÃO DA MOTRICIDADE HUMANA NA MATRIZ CURRICULAR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ )UEPA), NÚCLEO DE TUCURUÍ: UM ESTUDO PILOTO

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Maria da Conceição Pereira Bugarim.

Resumo

A Educação Física para cursos superiores tem sido objeto de elogios, críticas, questionamentos e pesquisas não só no Brasil, mas em diversos países. O presente estudo teve como objetivo analisar a compreensão dos docentes sobre a inserção da Motricidade Humana na matriz curricular do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UEPA. Material e Métodos: A trajetória metodológica adotada foi de corte transversal, descritivo direcionado a um estudo de campo do tipo piloto, com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi composta por quatro professores do curso de Educação Física da UEPA no núcleo de interiorização de Tucuruí (PA). O instrumento para o levantamento das informações foi um questionário contendo quatro perguntas abertas acerca da inserção da Motricidade Humana na grade curricular da UEPA. Para análise dos dados os procedimentos técnicos incluíram a tabulação qualitativa das informações citadas nos questionários e associações com dados da literatura científica, e quantitativa por meio da observação percentual dos conceitos inseridos nas respostas expostas, e que para fins estatísticos foram agrupadas, categorizadas e discutidas através de gráficos elaborados na planilha do Microsoft Office Excel 2003. Resultados: 66,9% entenderam que a presença da motricidade humana é imprescindível para a grade curricular, pois faz parte da base do curso (33,3%); e também por meio do estudo do corpo e movimento (33,3%). Em relação a atual matriz curricular abordar de maneira eficiente os temas da Motricidade Humana, 75,0% responderam negativamente; para 25,0% abordam parcialmente; A justificativa ressalta sobre a inserção de disciplinas básicas que atualmente não constam no currículo, e de disciplinas que foram excluídas ou não são obrigatórias; 25,0% não justificaram a resposta. No tocante a necessidade de mudanças na estrutura curricular todos os docentes (100,0%) responderam positivamente; 40,0% justificaram a necessidade da inclusão de disciplinas biomédicas. Na abordagem das mudanças ocorridas ao longo do tempo foi observado que houve um conflito na compreensão dos investigados, já que 50,0% acreditam que houve mudanças positivas, e 50,0% opinou negativamente; em relação às mudanças ocorridas no currículo para a formação do profissional, 25,0% acharam importantes, e 25,0% que foram importantes, mas ainda não suficientes. Conclusão: Após os resultados e discussões dos dados coletados, verificou-se que a Motricidade Humana é um elemento imprescindível, pois trata-se da base curricular para o curso de Educação Física. Desta forma, a maioria acredita que a atual matriz curricular da UEPA precisa contemplar de maneira eficiente os temas da Ciência da Motricidade Humana. Palavras chave: Motricidade Humana, matriz curricular, Educação Física.

Abstract
Palavras Chave

Maria da Conceição Pereira Bugarim.

Pesquisar artigos

Publicações