PERSPECTIVA E DESAFIOS NA ATUAÇÃO DOCENTE DE PEDAGOGOS E DE LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO FUNDAMENTAL.
Jamiedson José da Silva, Kênio Erithon Cavalcante Lima.
A identidade profissional do professor de Educação Física e a sua atuação docente no desenvolvimento do estudante do 1º ao 5º do Ensino Fundamental precisam ser melhor compreendidas em comparação às intervenções dos pedagogos em relação à disciplina escolar Educação Física. Buscamos compreender o quão significativa são suas concepções e suas práticas nas intervenções que realizam na disciplina para o progresso corporal, social, afetivo e cognitivo das crianças. Aplicamos entrevistas para licenciados em Educação Física e Pedagogos atuantes em escolas públicas, analisando suas respostas em pressupostos e orientações de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Constatamos que as intervenções dos licenciados em Educação Física promovem nas crianças habilidades condizentes com os objetivos de documentos educacionais oficiais que ratificam a significância destes profissionais atuarem nas séries iniciais do fundamental.
Palavras-chave: Identidade Docente. Ensino Fundamental. Professor de Educação Física. Esporte na Escola.
Jamiedson José da Silva, Kênio Erithon Cavalcante Lima.