BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

FATORES ESTRESSORES EM ATLETAS DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Cristina Carvalho de Melo, Mário Antônio de Moura Simim, Rafael Botelho Gouveia, Cornelis Robert Araújo Springer, Franco Noce.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar os fatores de estresse em atletas de tênis em cadeira de rodas e comparar o nível de estresse de acordo com o nível de experiência. A amostra foi composta por 26 atletas (35,04 ± 6,48 anos de prática; 12,08 ± 8,8 anos de experiência). O Psycho Stress Test for Disability Athletes (TEP-DF) foi aplicado durante a competição. O Shapiro-Wilk, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney (p≤0,05) foi utilizado nos procedimentos estatísticos. “Se machucar perto de um torneio” foi o principal fator de estresse e “Contar com o apoio da família” foi o principal fator motivacional. Nenhuma influência significativa foi detectada pela experiência. Concluímos que o tenista cadeirante, apesar da experiência, consegue lidar com os fatores de estresse durante a competição e se manter motivado.

Palavras-chave: Estresse. Esporte Paralímpico. Tênis em cadeira de rodas. Competição.

Abstract
Palavras Chave

Cristina Carvalho de Melo, Mário Antônio de Moura Simim, Rafael Botelho Gouveia, Cornelis Robert Araújo Springer, Franco Noce.

Pesquisar artigos

Publicações