BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ASPECTOS MOTIVACIONAIS INTERVENIENTES NA ACADEMIA DE GINÁSTICA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Marcelo Callegari Zanetti; Tiago Nicola Lavoura; Rafael Castro Kocian;                               Henrique Moura Leite Botura; Afonso Antonio Machado.

Resumo

A prática de atividades físicas em academias de ginástica tem ganhado cada vez mais adeptos, o que tem levado muitas dessas empresas a investir maciçamente neste tipo de negócio. Porém, a rotatividade de alunos dentro dessas academias parece se manter alta, já que, muitas vezes, se desconhece até os motivos apresentados pelos mesmos para tal prática. Por isso, procuramos verificar os motivos apresentados pelos alunos de uma academia de ginástica, para a prática de atividades físicas. Foram investigados por meio de um questionário com questões abertas, 50 alunos (35 mulheres e 15 homens), praticantes de musculação (49) e ginástica (1), com idades entre 18 e 80 anos (30.5±14.4), em uma academia de ginástica de São José do Rio Pardo – SP. Os dados foram coletados entre os dias 14 e 22 de fevereiro de 2007. Os alunos foram questionados em relação aos fatores que mais lhe motivaram a praticar atividade física nesta academia, no qual, o aluno poderia apresentar como resposta até 3 motivos. Posteriormente, os dados foram tabulados e apresentados em valores percentuais: estética (30.2%), saúde (21.7%), bem-estar (12.3%), condicionamento físico (9.4%), prazer (4.7%), qualidade de vida (3.8%) e outros motivos (17.9%). Tais resultados demonstram a grande preocupação dos alunos em relação à estética, o que, parece refletir, a importância dada por nossa atual sociedade, em relação ao culto ao corpo e a forma física. Porém, fatores como a aquisição de uma maior saúde e bem-estar, vêm ganhando espaço dentro das academias de ginástica, talvez, por uma maior consciência da população em relação à importância da prática de atividades físicas na promoção da saúde. O conhecimento dos motivos apresentados pelos alunos para a prática de atividades físicas neste tipo de ambiente, também é fundamental para que haja um melhor direcionamento das sessões de treinamento em busca dos objetivos individuais, o que pode levar a uma maior adesão em tais programas.

Palavras chave: motivação; atividade física; academia de ginástica.

Abstract
Palavras Chave

Marcelo Callegari Zanetti; Tiago Nicola Lavoura; Rafael Castro Kocian;                               Henrique Moura Leite Botura; Afonso Antonio Machado.

Pesquisar artigos

Publicações