INTRODUCTION OF PLAY AND IMPROVEMENT IN THE MOTOR DEVELOPMENT OF INFANTS ENROLLED IN A PUBLIC DAYCARE CENTER: A PRE-EXPERIMENTAL STUDY
Alcilene Maria Gomes, Rosane Luzia de Souza Morais, Adriana Silva Pereira, Lucas Barbosa da Costa, Mylena Francielle Ribeiro Lima.
Objetivos: verificar se a introdução de atividades, centradas no brincar, na rotina de uma creche pública, principalmente voltada ao cuidado, favoreceria o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças menores de dois anos. Material e Métodos: Estudo pré-experimental com 20 crianças de 10 a 22 meses matriculadas em creche de creche pública e 6 professoras. A intervenção ocorreu duas vezes ao dia, 15 minutos cada, durante 9 semanas, seguindo uma rotina estabelecida em parceria com os professores. Foi estabelecida uma intervenção prática, com o objetivo de não sobrecarregar a rotina dos professores. Em cada sessão as crianças brincavam em um tapete colocado no chão, com os mesmos brinquedos para cada uma, mas diferentes entre as sessões. Os professores forneciam apoio (conversando sobre as brincadeiras, acrescentando algo, a partir da demanda das crianças e evitando problemas relacionados à segurança) durante a brincadeira. O instrumento utilizado para avaliar o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças foi o Bayley III. A Affordances in the Home Environment for Motor Development foi usada para avaliar as oportunidades oferecidas no ambiente doméstico e a Infant / Toddler Environment Rating Scale Revised Edition foi usada para verificar a qualidade do ambiente da creche. Resultados: Após a intervenção, as crianças obtiveram melhores resultados no domínio motor (p = 0,019) com tamanho do efeito de 0,57 (poder de 68%; p ˂ 0,05). Conclusões: a intervenção proposta mostrou-se factível considerando a realidade da creche e influenciou positivamente no desenvolvimento motor de crianças menores de dois anos.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil. Habilidades motoras. Creche.
Alcilene Maria Gomes, Rosane Luzia de Souza Morais, Adriana Silva Pereira, Lucas Barbosa da Costa, Mylena Francielle Ribeiro Lima.