HÁBITOS PARAFUNCIONAIS E LESÕES DENTÁRIAS ENTRE ATLETAS DO SEXO FEMININO DE ES-PORTES COLETIVOS DE CONTATO
João Victor Menezes do Nascimento, Alysson de Castro Vasconcelos, Ana Raphaely Gomes de Matos, Jiovanne Rabelo Neri, Danilo Lopes Ferreira Lima.
Acredita-se que a prevalência e incidência de injúrias que envolvem a região bucomaxilofacial e o surgimento de hábitos parafuncionais, provenientes da prática de esportes físicos de contato, sejam temas de grande relevância na Odontologia. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar os hábitos parafuncionais e a ocorrência de lesões decorrentes da atividade de atletas do sexo feminino que praticam esportes coletivos de contato na cidade de Fortaleza. A pesquisa contou com 34 mulheres atletas de esportes coletivos de contato das modalidades: basquetebol, futebol e futsal. Foram investigadas a presença de hábitos parafuncionais, lesões cervicais não-cariosas, fraturas no esmalte e na face. Utilizou-se uma análise de dados descritiva com o uso do Excel 2020. Entre os 34 indivíduos investigados, 100% eram do sexo feminino. As idades variaram entre 18 e 30 anos, com média de 25 anos. Quanto ao uso de protetor bucal, somente 3 indivíduos (8,8%) relataram o uso de protetor bucal e 31 (91,2%) não faziam uso de protetor bucal. O exame foi realizado em 34 atletas (100%) dos times de futebol e basquete feminino, de acordo com os parâmetros avaliados: lesões, hábitos parafuncionais e fraturas. Pode-se concluir que a atrição e o hábito de roer unhas foram prevalentes entre as atletas investigadas. Devem ser considerados os cuidados com saúde bucal entre atletas, devendo fazer parte da rotina por ser de extrema importância a participação do cirurgião-dentista atuar na prevenção e tratamento de lesões bucais, hábitos parafuncionais e fraturas presentes no meio esportivo.
Palavras-chave: Hábitos parafuncionais. Lesões dentárias. Bucomaxilofacial.
João Victor Menezes do Nascimento, Alysson de Castro Vasconcelos, Ana Raphaely Gomes de Matos, Jiovanne Rabelo Neri, Danilo Lopes Ferreira Lima.