A INFRAESTRUTURA E OS MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL
Rafael Luiz Cervo, Ricardo Rodrigo Rech, Gerard Maurico Martins Fonseca, Vinicius Horbach Piazza, Isaac Martin Fagundes.
A Educação Física possui um vasto e rico conteúdo voltado para as práticas corporais e o processo de ensino-aprendizagem, na disciplina, tem o movimento corporal como alicerce central na aquisição de novos conhecimentos. Nesse sentido, a estrutura física das escolas pode influenciar diretamente nesse processo de ensino. Objetivos: analisar a infraestrutura das escolas municipais de Caxias do Sul e a existência de materiais em variedade e quantidade suficientes para as vivências práticas. Metodologia: participaram do estudo 139 professores da rede municipal de ensino da cidade de Caxias do Sul. Foi enviado, por e-mail, o link de um questionário com perguntas fechadas que abordaram: a) os professores (idade, sexo); b) o ambiente físico (ginásio, quadras cobertas e abertas, gramado, parquinho e local para armazenar os materiais); e c) os materiais (variedade e quantidade). Resultados: foi possível observar que a maioria das escolas possui em sua estrutura física quadras abertas (94,2%), porém apenas em 52,5% das escolas existe um ginásio à disposição. Em relação à existência de materiais para as práticas, 68,3% dos professores afirmaram possuir uma variedade significativa e, para 53,2% dos entrevistados, a escola oferece materiais em quantidade suficiente para as aulas. Conclusão: as quadras abertas e os parquinhos foram os espaços de aprendizagem mais encontrados nas escolas, no entanto observa-se a necessidade de investimento em estrutura física e materiais de apoio à disciplina. Entende-se que as dificuldades encontradas não devem ser tidas como empecilhos para que o professor desenvolva um trabalho de qualidade, adequado às necessidades dos alunos.
Palavras-chave: Professor. Educação física. Infraestrutura. Escola. Aprendizagem.
Rafael Luiz Cervo, Ricardo Rodrigo Rech, Gerard Maurico Martins Fonseca, Vinicius Horbach Piazza, Isaac Martin Fagundes.