BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A INFRAESTRUTURA E OS MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Rafael Luiz Cervo, Ricardo Rodrigo Rech, Gerard Maurico Martins Fonseca, Vinicius Horbach Piazza, Isaac Martin Fagundes.

Resumo

A Educação Física possui um vasto e rico conteúdo voltado para as práticas corporais e o processo de ensino-aprendizagem, na disciplina, tem o movimento corporal como alicerce central na aquisição de novos conhecimentos. Nesse sentido, a estrutura física das escolas pode influenciar diretamente nesse processo de ensino. Objetivos: analisar a infraestrutura das escolas municipais de Caxias do Sul e a existência de materiais em variedade e quantidade suficientes para as vivências práticas. Metodologia: participaram do estudo 139 professores da rede municipal de ensino da cidade de Caxias do Sul. Foi enviado, por e-mail, o link de um questionário com perguntas fechadas que abordaram: a) os professores (idade, sexo); b) o ambiente físico (ginásio, quadras cobertas e abertas, gramado, parquinho e local para armazenar os materiais); e c) os materiais (variedade e quantidade). Resultados: foi possível observar que a maioria das escolas possui em sua estrutura física quadras abertas (94,2%), porém apenas em 52,5% das escolas existe um ginásio à disposição. Em relação à existência de materiais para as práticas, 68,3% dos professores afirmaram possuir uma variedade significativa e, para 53,2% dos entrevistados, a escola oferece materiais em quantidade suficiente para as aulas. Conclusão: as quadras abertas e os parquinhos foram os espaços de aprendizagem mais encontrados nas escolas, no entanto observa-se a necessidade de investimento em estrutura física e materiais de apoio à disciplina. Entende-se que as dificuldades encontradas não devem ser tidas como empecilhos para que o professor desenvolva um trabalho de qualidade, adequado às necessidades dos alunos.

Palavras-chave: Professor. Educação física. Infraestrutura. Escola. Aprendizagem.

Abstract
Palavras Chave

Rafael Luiz Cervo, Ricardo Rodrigo Rech, Gerard Maurico Martins Fonseca, Vinicius Horbach Piazza, Isaac Martin Fagundes.

Pesquisar artigos

Publicações