BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

AVALIAÇÃO DO TEMPO DE GOLPE E LATERALIDADE EM ATLETAS DE KARATÊ

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Márcia Xavier Honorato, Thiago Mattos Frota de Souza, Christian Emmanuel Torres Cabido, Claudio Oliveira Assumpção, Túlio Banja.

Resumo

Introdução: O Karatê kumite tem como princípio a execução de técnicas defensivas e ofensivas para se vencer um oponente. Neste sentido, o tempo de reação (TR) e o tempo de resposta (TDR) do golpe são fundamentais para o êxito do atleta na luta. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo foi comparar o TR e TDR em movimentos específicos do Karatê e sua relação com a lateralidade. Métodos: 10 atletas competidores participaram deste estudo executando oito tentativas de uma técnica de soco e de chute para cada membro. Foram avaliados o TR, TDR e velocidade de soco e chute, além do pico de força do soco. Resultados: Foram encontradas diferenças significantes entre soco e chute no TDR de membro dominante (MD) (soco = 0,41 ± 0,13 s; chute = 0,56 ± 0,14 s, p < 0,01) e não dominante (MND) (soco = 0,41 ± 0,13 s; chute = 0,59 ± 0,16 s, p < 0,01) e na velocidade do MND (soco = 14,60 ± 3,00 m/s; chute = 18,19 ± 1,70 m/s, p < 0,01), além de diferença estatística no pico de força do soco entre MD e MND (MD = 884,15 ± 153,11 N; MND = 754,58 ± 130,19 N, p = 0,013). Conclusão: Concluímos que existem diferenças entre membros de acordo com o golpe realizado, sugerindo a importância do treinamento tanto do MD quanto MND.

Palavras-chave: Modalidade de Esporte de Combate. Tempo de Reação. Tempo de Resposta. Velocidade. Força.

Abstract
Palavras Chave

Márcia Xavier Honorato, Thiago Mattos Frota de Souza, Christian Emmanuel Torres Cabido, Claudio Oliveira Assumpção, Túlio Banja.

Pesquisar artigos

Publicações