DESAFIOS E METODOLOGIAS NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA COVID-19
Lucas Vitor Baumgärtner, Leonardo Ristow.
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do covid-19. Inúmeros foram os prejuízos trazidos para todos os setores do mundo. O setor da Educação, mas especificamente a Educação Superior foi escolhido para ser analisado neste estudo. Identificar os desafios e as metodologias utilizadas por professores dos cursos de graduação de Educação Física. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo. Utilizou-se como instrumento para coleta dos dados um questionário com perguntas abertas e fechadas. A partir da análise de conteúdo destaca-se diversos desafios para a realização das aulas remotas considerando que o curso demanda de uma quantidade carga horária prática. É preciso estipular de forma rigorosa o processo de trabalho (home office) para evitar sobrecarga no trabalho e demais problemas físicos a frente. A motivação é outro desafio enfrentado pelos docentes, manter os alunos conectados de verdade sempre será uma incógnita. Entre as metodologias, destaca-se o uso de tecnologias para a aula remota e como instrumentos avaliativos ressaltou-se os seminários e provas (quiz).
Palavras-chave: Educação Física. Metodologias. Tecnologias da Informação. Desafios. Pandemia.
Lucas Vitor Baumgärtner, Leonardo Ristow.