BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E OS SIGNIFICADOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Hiago Henrique da Silva, Lucio Marques Vieira-Souza, Lucas Souza Santos, Fábio Antônio José da Silva, Giuliano Gomes de Assis Pimentel.

Resumo

Objetivo: Investigar o nível de atividade física de estudantes do ensino médio da rede estadual de uma escola na cidade de Maringá no Estado do Paraná, assim como identificar os significados dados pelos alunos às aulas de Educação Física. Métodos: A amostra foi composta por 24 adolescentes escolares da rede pública estadual de ensino de Maringá no estado do Paraná. Para mensurar o nível de atividade física foi aplicado o questionário IPAQ-OMS. Para verificar as respostas sobre os significados das aulas de Educação física utilizou-se a escala de Likert. Resultados: A amostra se encontra em sua maioria irregularmente ativo B, que não corresponde a 150 minutos semanais de atividade física proposta pela OMS, foi verificado que há um significado de importância sobre a Educação Física declarado pelos alunos com aspectos da saúde física, como por exemplo: exercícios físicos, esportes e qualidade de vida por meio de atividade física e alimentação saudável, no entanto sua valorização é falha. Conclusão: O estudo poderá contribuir para que a sociedade compreenda a valorização da Educação Física, como também para os professores refletirem sobre suas ações durante as aulas, para que assim possa criar estratégias que possivelmente poderá aumentar o interesse dos alunos pela disciplina.

Palavras-chave: Atividade Física. Ensino Médio. Educação Física.

Abstract
Palavras Chave

Hiago Henrique da Silva, Lucio Marques Vieira-Souza, Lucas Souza Santos, Fábio Antônio José da Silva, Giuliano Gomes de Assis Pimentel.

Pesquisar artigos

Publicações