O DESENVOLVIMENTO DAS CRENÇAS PEDAGÓGICAS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO LONGITUDINAL
Leonardo Ristow, Ana Flávia Backes, Vinicius Zeilmann Brasil, Rodolfo Silva da Rosa, Valmor Ramos.
As crenças são constructos mentais que influenciam as ações docentes. Acredita-se que os cursos de graduação têm reduzido impacto na mudança das crenças pedagógicas de futuros professores. Diante desse contexto, é necessário investigar o desenvolvimento das crenças dos futuros professores ao longo de sua formação inicial, de modo a descrever a mudança das crenças e as experiências que contribuem para essas alterações. Desse modo, o objetivo desse estudo foi descrever o desenvolvimento das crenças de uma professora de Educação Física sobre a prática docente, antes da experiência como docente e após dois anos de docência. Foi realizado um estudo de caso de caráter descritivo e longitudinal. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada em três momentos: antes do estágio obrigatório, ao final do curso de graduação e após dois anos de docência. Os dados foram analisados qualitativamente por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as crenças sobre os procedimentos de instrução e organização, foram desenvolvidas por meio de experiências de observação e feedbacks de professores formadores e da supervisora de estágio (professora da escola) durante a graduação. Conclui-se que a aprendizagem sobre as ações docentes acontece de forma dinâmica e em situações reais de ensino. Portanto, sugere-se que situações como: observação de professores experientes seguidas de orientações devem ser priorizadas nos cursos de graduação de Licenciatura em Educação Física.
Palavras-chave: Crenças. Educação Física. Ensino.
Leonardo Ristow, Ana Flávia Backes, Vinicius Zeilmann Brasil, Rodolfo Silva da Rosa, Valmor Ramos.