BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PÉ/BOLA - MÃO/BOLA: O ENSINO DO CONTEÚDO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Rogerio Zaim-de-Melo, Carlo Henrique Golin, Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Alcides José Scaglia.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo central apontar os saberes que alunos do 3° ano do Ensino Médio, da região fronteiriça Brasil-Paraguai, possuem sobre os conteúdos ensinados das modalidades esportivas (Voleibol, Basquetebol, Handebol e Futebol-Futsal) popularmente desenvolvidas na Educação Física Escolar. Para isso realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva, utilizando um questionário com perguntas fechadas e abertas, aplicado a 83 alunos regularmente matriculados no 3° ano do Ensino Médio, todos estudantes do período diurno de duas Escolas Estaduais da cidade de Ponta Porã/MS, na fronteira Brasil-Paraguai. Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os alunos pouco sabem sobre os desportos ensinados não existindo por parte desses discentes uma apropriação conceitual, procedimental e atitudinal desses conteúdos, o que de certa forma aponta a necessidade dos professores, desta etapa educacional da região fronteiriça em estudo, repensarem os métodos de ensino do conteúdo esporte, visando a autonomia dos alunos.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Ensino Médio. Conteúdo. Esporte. Fronteira.

Abstract
Palavras Chave

Rogerio Zaim-de-Melo, Carlo Henrique Golin, Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Alcides José Scaglia.

Pesquisar artigos

Publicações