BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM DOIS INSTITUTOS FEDERAIS

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Heidi Jancer Ferreira, Juscélia Cristina Pereira.

Resumo

Com a pandemia da COVID-19 e a implementação do ensino remoto, professores de educação física se depararam com o desafio do ensino das práticas corporais mediado por tecnologias digitais. Este trabalho se baseou na metodologia de análise e produção de relatos de experiências, tendo como objetivo compartilhar as estratégias de ensino e avaliação desenvolvidas por duas professoras de Educação Física no ensino médio integrado em institutos federais enquanto possibilidades para o ensino remoto. Os resultados sugerem que, diante da dificuldade em manter o engajamento dos estudantes, as professoras desenvolveram um processo de reorganização pedagógica através de três práticas principais: uso do planejamento participativo; a oferta de escolhas para os estudantes no decorrer das atividades; e, a diversificação de instrumentos formativos e avaliativos. Conclui-se que essas práticas apresentam potencialidades para o ensino remoto atual assim como para as incertezas da Educação Física pós-pandemia.

Palavras-chave: Ensino Remoto. Ensino Médio Integrado. Práticas de ensino. Práticas pedagógicas. Educação Física escolar.

Abstract
Palavras Chave

Heidi Jancer Ferreira, Juscélia Cristina Pereira.

Pesquisar artigos

Publicações