BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PENSAMENTO PEDAGÓGICO DECOLONIAL E A GINÁSTICA: DIÁLOGOS INICIAIS

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Camila das Merces Duarte Almeida, Kaio César Celli Mota, Iracema Santos do Nascimento, Michele Viviene Carbinatto.

Resumo

As zonas de intersecção entre os princípios da pedagogia decolonial e os fundamentos da ginástica, mais precisamente, da prática da Ginástica para Todos (GPT) são discutidos neste artigo, tendo como base a pesquisa bibliográfica, audiovisual e documental. Identificamos que a depender da metodologia proposta no processo de ensinar e aprender a GPT, esta prática pode instigar o questionamento da ordem dominante presente e, portanto, assumir importante papel na emancipação e criticidade dos sujeitos.

Palavras-chave: Decolonialidade. Interculturalidade. Ginástica para todos.

Abstract
Palavras Chave

Camila das Merces Duarte Almeida, Kaio César Celli Mota, Iracema Santos do Nascimento, Michele Viviene Carbinatto.

Pesquisar artigos

Publicações