BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ESTUDO DA VALIDADE FATORIAL CONFIRMATÓRIA DO INVENTÁRIO DO TREINO TÉCNICO-DESPORTIVO DO BASQUETEBOL )ITTB-50)

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Ricardo Hugo Gonzalez, Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Marcus Levi Lopes Barbosa, Alexandre Ortiz Ferreira.

Resumo

A Pedagogia do Treino Desportivo apresenta sérias preocupações com relação ao treino técnico-desportivo infanto-juvenil. Principalmente, quando nos primeiros passos da especialização desportiva não ocorre o trabalho relacionado à multilateralidade específica da modalidade. Há carência de instrumentos que permitam descrever como é realizado o treino técnico-desportivo nas diferentes modalidades. O objetivo central deste estudo é apresentar a validade fatorial confirmatória do Inventário do Treino Técnico-desportivo do Basquetebol (ITTB-50), que tem como objetivo verificar a freqüência do treino técnico-desportivo dos fundamentos do basquetebol na perspectiva dos jovens basquetebolistas. Participaram deste estudo 148 atletas de basquetebol participantes da Federação Catarinense de Basquetebol, sendo 118 do sexo masculino (80,08 %) e 31 de sexo feminino (19,02 %), com idades variando de 13 a 16 anos (média = 14; D.P. = 1,03). Foram utilizados dois instrumentos: um “Questionário Sócio-Demográfico Simples” (QSDS), apenas para controle da variável sexo, idade e estado da federação, e o “Inventário do Treinamento Técnico do Basquetebol” (ITTB-50). Trata-se de um instrumento composto por 50 itens agrupados 5 a 5, seguindo a seqüência das dimensões a serem estudadas, a saber: drible, passe, arremesso, rebote e marcação. Os resultados apresentaram um qui-quadrado significativo (χ2 = 2211,898; gl = 1165; Sig < 0,001). As outras quatro importantes medidas de adequação ao modelo pentadimensional estão de acordo com os critérios padrões, garantindo-se assim, a adequação do modelo para a amostra estudada: χ2/gl = 6,890; GFI = 0,899; AGFI = 0,890; RMS = 0,079. Devem-se interpretar positivamente esses índices. Além de responderem satisfatoriamente aos critérios da validade do construto em análise. Quanto às conclusões relativas à análise fatorial confirmatória, verificou-se que o ITTB-50 apresenta satisfatórios índices de validade. Com exceção dos valores do Qui-Quadrado todos os outros indicadores (X²/gl, GFI, AGFI e RMS) apresentaram valores de acordo com os critérios padrão, de forma que se pode garantir a adequação do modelo do modelo em cinco fatores testados (modelo pentadimencional) para a amostra estudada. Sugere-se a realização de novos estudos, visando testar outras importantes propriedades métricas do ITTB-50, inclusive para outras populações específicas de basquetebolistas brasileiros.

Palavras chaves: validade fatorial confirmatória, basquetebol, inventário técnico.

Abstract
Palavras Chave

Ricardo Hugo Gonzalez, Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Marcus Levi Lopes Barbosa, Alexandre Ortiz Ferreira.

Pesquisar artigos

Publicações