MEMORIAL
Presidente da Comissão Editorial
Ciclo. Ciclo. Abre-se novo ciclo. Fecha-se o ciclo. Amplia-se o ciclo. E, assim, vamos caminhando em nossa temporalidade, com os tropeços e os equilíbrios para nos manter nas alterações dos ciclos que nos são propostos ou que criamos em nossa trajetória, seja ela profissional, afetiva, intelectual ou pessoal. Sempre estaremos diante de um ciclo a se iniciar ou a se findar.
Tudo atende à logica dos ciclos, até mesmo para o processo de valoração: este artigo é contemporâneo, atende a estes editais atuais (ciclo); esta pesquisa está desatualizada e não merece publicação (ciclo). Em alguns momentos de nossa jornada temos mais presente que cada ciclo tem lá sua importância, enquanto em outras ocasiões não temos o alcance de tanto, misturando informações e localizadores: ficamos atemporais ou indefinidos, perdidos entre ciclos.
Assim foi com nossa revista: um periódico sério, intenso, que se firmou na comunidade científica, sobrevivendo quando muito dos grandes sucumbiam, avançando com equilíbrio, com retidão e transparência, mas que sentiu o peso dos vários ciclos pelos quais passaram e passam os laboratórios de pesquisas e a própria academia no Brasil. Foi tão resiliente que nunca solicitou verbas públicas para sobreviver nem se agregou a grandes instituições para manter-se na ativa.
Firmou-se num espaço onde cabem os sérios, os regrados e os competentes. Mas seu ciclo se encerra aqui e agora. Este será o último exemplar desta revista que tanto propagou a Educação Física, o Esporte e a Ciência, com sabedoria e pontualidade. Certamente, no futuro, ouviremos: aquela revista fez história e faz falta, hoje. Obrigado por terem confiado em nós.
Comissão Editorial.
Presidente da Comissão Editorial