AULAS SÍNCRONAS DE FISIOTERAPIA EM TRAUMATO-ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Raimundo Ricardo dos Santos Junior, Cyntia Monteiro Vasconcelos, Mauro Vinicius Dutra Girão.
A pandemia da Covid-19 levou a adaptações sociais repentinas, dentre elas o distanciamento, exigindo das Instituições de Ensino Superior a ressignificação do ambiente da sala de aula e a adoção da modalidade síncrona. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou avaliar a percepção dos estudantes da Educação Superior em relação a experiência com aulas síncronas na disciplina de Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Reumatologia, vivenciadas no período de distanciamento social. Foi realizado um estudo exploratório com abordagem qualitativa por meio de aplicação de questionário no modelo Likert sobre a metodologia de ensino, rendimento acadêmico, aspectos técnicos e de conexão, pontos positivos, negativos e sugestões sobre as aulas ao vivo. Os dados foram apresentados por meio de números absolutos e porcentagem. Os alunos consideraram que o ensino nesse formato possui recursos de qualidade que podem ser utilizados de maneira complementar ao ensino presencial, e que pode ser utilizado em situações adversas. Considerações finais: Fatores pessoais e técnicos interferiram negativamente na capacitação profissional na disciplina de Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Reumatologia.
Palavras-chave: Isolamento Social. Educação Superior. Capacitação Profissional.
The Covid-19 pandemic led to sudden social adaptations, among them the distancing, which forced Higher Education Institutions to resignify the classroom ambient and adopt the synchronous modality. Therefore, this work aimed to assess how Higher Education students perceived the experience with synchronous classes on the Trauma-Orthopedic and Rheumatology Physiotherapy during the social distancing period. An exploratory study was done with a qualitative approach by means of applying a Likert model questionnaire on the teaching methodology, academic performance, technical and connection aspects, strengths, weaknesses and suggestions for synchronous classes. Data was presented through absolute numbers and percentages. Students considered that synchronous teaching has quality resources that can be used complementing live classes, and can be used in adverse situations. Final considerations: Personal and technical issues interfered negatively with professional qualification on the Trauma-Orthopedic and Rheumatology Physiotherapy subject.
Keywords: Social Isolation. Higher Education. Professional Training.
Raimundo Ricardo dos Santos Junior, Cyntia Monteiro Vasconcelos, Mauro Vinicius Dutra Girão.