BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

CRESCIMENTO FÍSICO DE ESCOLARES DE UBERABA/MG

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

João Gurgel de Sousa Junior, Rute Estanislava Tolocka, Rozangela Verlengia.

Resumo

O crescimento é um aspecto importante no desenvolvimento infantil, que envolve aumento da massa corporal acompanhado de um processo de remodelação morfológica e maturação funcional, que define as características fisiológicas da criança. Distúrbios do crescimento na infância, podem impactar no desenvolvimento integral das crianças, para tanto se torna imperativo sua prevenção e o seu controle. O objetivo desse estudo é investigar de forma sistemática e detalhada o crescimento físico dos escolares. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem transversal, realizada em dez Centros de Ensino de Educação Infantil (CEMEIS), da região urbana da cidade de Uberaba/MG, que continha 24 CEMEIS e estavam inseridas em sete regiões de acordo com dados oficiais do munícipio. Foram aferidas as medidas antropométrica, de estatura e massa corporal (peso), e classificadas de acordo com a curva de crescimento, de massa corporal por idade e estatura por idade, considerando as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Resultados: Com relação a massa corporal para idade, encontrou-se 10,6% das crianças com peso fora do esperado e em referência à altura para idade, encontrou-se 15,16% das crianças fora da altura esperada. Conclusão: Os dados apresentados mostraram-se significativos quanto ao número de crianças fora do peso e da altura esperada. Dados esses impactantes, em função das possíveis consequências no desenvolvimento, pois a desnutrição, excesso de peso e baixa estatura podem estar associados a prejuízos imediatos na saúde das crianças e consequentemente impedirem que as mesmas atinjam seu potencial de desenvolvimento.

Palavras-chave: Crianças. Crescimento Físico. Obesidade. Desnutrição.

Abstract

Growth is an important aspect in child development, which involves an increase in body mass accompanied by a process of morphological remodeling and functional maturation, which defines the child's physiological characteristics. Disorders of growth in childhood can impact the integral development of children, therefore, its prevention and control is imperative. The objective of this study is to investigate in a systematic and detailed way the physical growth of schoolchildren. Methodology: This is a descriptive research, with a cross-sectional approach, carried out in ten Early Childhood Education Teaching Centers (CEMEIS), in the urban region of the city of Uberaba/MG, which contained 24 CEMEIS and were located in seven regions according to official municipal data. Anthropometric measurements, height and body mass (weight) were measured and classified according to the growth curve, body mass by age and height by age, considering the recommendations of the Brazilian Society of Pediatrics. Results: Regarding body mass for age, 10.6% of the children were found to have a weight outside the expected range and in terms of height for age, 15.16% of the children were found to be outside the expected height. Conclusion: The data presented were significant regarding the number of children outside the expected weight and height. These impactful data, due to the possible consequences on development, as malnutrition, overweight and short stature can be associated with immediate damage to children's health and consequently prevent them from reaching their development potential.

Keywords: Kids. Physical Growth. Obesity. Malnutrition.

Palavras Chave

João Gurgel de Sousa Junior, Rute Estanislava Tolocka, Rozangela Verlengia.

Pesquisar artigos

Publicações