EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: PERSPECTIVA DOS COORDENADORES REGIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS APAES DO ESTADO PARANÁ SOBRE O ENSINO REMOTO EM 2021.
Emmanuel Nunes da Cruz, Jean Carlos de Goveia, Guilherme Habinoski, Thaiane Moleta Vargas, Leandro Martinez Vargas.
Este artigo teve como objetivo analisar a perspectiva dos coordenadores regionais de Educação Física das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do estado do Paraná em relação ao ensino remoto no ano de 2021. Trata-se de uma pesquisa transversal de cunho quanti-qualitativa, através de questionário autoaplicado para vinte e sete professores distribuídos em diferentes regiões. Constatou-se uma diversidade de experiências e opiniões acerca do ensino remoto nas aulas de Educação Física na Educação Especial. Conclui-se que um ponto foi unânime nas respostas de todos os docentes, a ênfase da necessidade do ensino presencial para atingir os objetivos da educação especial para o pleno desenvolvimento de pessoas com deficiência.
Palavras-chave: Educação Física. APAE. Pandemia COVID-19.
Thus, the present article aimed to analyze the vision of the regional coordinators of Physical Education of the Associations of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE's) ) in Paraná State in relation to remote teaching in the year 2021. We conducted a cross-sectional study of quantitative-qualitative nature through a self-applied questionnaire with twenty-seven teachers from different regions. We found a wide array of different experiences and opinions concerning distance education in Physical Education classes in Special Education. We concluded that one point was unanimous in the teachers’ responses: the necessity of in-person teaching to achieve the objectives of special education for the full development of disabled people.
Keywords: Physical Education. APAE. Pandemic COVID-19
Emmanuel Nunes da Cruz, Jean Carlos de Goveia, Guilherme Habinoski, Thaiane Moleta Vargas, Leandro Martinez Vargas.