BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

JOGOS DE PRECISÃO COMO CONTEÚDO INOVADOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATANDO EXPERIÊNCIAS COM PETANCA E XADREZ VIKING

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Walk Loureiro

Resumo

Os jogos de precisão correspondem a um grupo de conteúdos importantes que podem ser utilizados pelo professor de Educação Física na escola. O objetivo do texto é relatar uma experiência com dois desses jogos com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no estado do Espírito Santo. O método escolhido é o do relato de experiências mediante o trabalho com Petanca e Xadrez Viking e opiniões e avaliações dos alunos sobre essas aulas que o docente registrou em seu caderno de anotações. Como resultados aponta que os jogos de precisão trabalhados contribuíram com uma mudança na cultura escolar que existia nas aulas de Educação Física antes da entrada do professor na referida instituição. Conclui que a Petanca e o Xadrez Viking são conteúdos interessantes de serem trabalhados nas aulas de Educação Física, mas tão importante quanto realizar um trabalho inovador com novos ou ressignificados conteúdos é preciso que o professor que realiza esse tipo de trabalho dê publicidade para o trabalho que vem realizando com o intuito de estimular o trabalho de outros educadores ao redor do Brasil.

Palavras-chave: Jogos de precisão. Relato de experiências. Inovação. Petanca. Xadrez Viking.
 

Abstract

Precision games correspond to a group of important contents that can be used by the Physical Education teacher at school. The objective of the text is to report an experience with two of these games with a class of the ninth grade of Elementary School in a public school in the state of Espírito Santo. The method chosen is to report experiences through work with Petanque and Viking Chess and students' opinions and evaluations about these classes that the teacher recorded in his notepad. As a result, it points out that the precision games worked on contributed to a change in the school culture that existed in Physical Education classes before the teacher entered that school. It concludes that Petanque and Viking Chess are interesting contents to be worked on in Physical Education classes, but as important as carrying out innovative work with new or resignified contents, it is necessary for the teacher who performs this type of work to publicize the work that has been carrying out with the aim of stimulating the work of other educators around Brazil.

Keywords: Precision games. Experience reporting. Innovation. Petanque. Viking Chess.
 

Palavras Chave

Walk Loureiro

Pesquisar artigos

Publicações