BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A INCLUSÃO DO SURFE COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DE ESCOLAS LITORÂNEAS.

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Felipe Ferreira, Leandro Forell.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar quais as percepções de docentes de Educação Física Escolar do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, acerca da utilização da prática corporal do surfe enquanto conteúdo nas aulas da disciplina. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. Para a produção de informações, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com oito professores de Educação Física Escolar. A interpretação das informações foi baseada na triangulação entre as entrevistas, o referencial teórico previamente levantado e a experiência pessoal dos pesquisadores com a temática. Os resultados indicam que os docentes compreendem o surfe como uma prática existente nas localidades em que atuam. Sendo uma possibilidade de conteúdo para suas aulas, mas que precisa de um tratamento pedagógico que acaba por impor ao docente o enfrentamento de diferentes dificuldades para sua implementação. A falta de material e a precariedade da estrutura física das escolas, bem como a falta de experiência prévia com a prática do surfe são elementos apresentados como dificultantes para a utilização deste conteúdo. A predominância de perspectivas sobre a disciplina que privilegiam a prática nas aulas de Educação Física é um importante elemento no processo de invisibilização do surfe enquanto possibilidade de conteúdo nas aulas dos docentes. Estratégias de ensino que utilizem materiais didáticos de forma teórica ou que apresentem possibilidades de adaptação ao meio escolar não aparecem de forma espontânea nas percepções dos docentes, sendo mais comum a presença de uma idealização de aulas no ambiente em que o surfe acontece, o mar.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Surfe. Conteúdo. Práticas Corporais de Aventura.

Abstract

The objective of the study was to identify the perceptions of Physical Education teachers from the North Coast of Rio Grande do Sul, about the use of surfing as a subject in the discipline's classes. Qualitative, descriptive and interpretive research procedures were adopted. For the production of information, semi-structured interviews were used with eight teachers of School Physical Education. The interpretation of the information was based on the triangulation between the interviews, the theoretical framework previously raised and the personal experience of the researchers with the theme. The results indicate that teachers understand surfing as an existing practice in the locations where they work. Being a possibility of content for their classes, but that needs a pedagogical treatment that ends up imposing on the teacher to face different difficulties for its implementation. The lack of material and the precariousness of the physical structure of the schools, as well as the lack of previous experience with the practice of surfing are elements presented as difficulties for the use of this content. The predominance of perspectives on the discipline that privilege the practice in Physical Education classes is an important element in the process of making surfing invisible as a possibility of content in the teachers' classes. Teaching strategies that use didactic materials in a theoretical way or that present possibilities of adaptation to the school environment do not appear spontaneously in the perceptions of teachers, being more common the presence of an idealization of classes in the environment where surfing takes place, the sea.

Keyword: School Physical Education. Surfing. Contents. Adventure Body Practices.
 

Palavras Chave

Felipe Ferreira, Leandro Forell.

Pesquisar artigos

Publicações