EFFECT OF INTEGRATIVE NEUROMUSCULAR TRAINING ON PHYSICAL FITNESS AND MOTOR COORDINATION OF STUDENTS
Lucas Moura Rodrigues, Maria Carolina Traina Gama, Marcela de Castro Ferracioli-Gama.
A infância é o período sensível para aquisição e aprimoramento das habilidades motoras. Neste sentido, são propostos métodos de intervenção que contribuam para tais adaptações, e um método que vem apresentando bons resultados na literatura é o Treinamento Neuromuscular Integrativo (INT). O estudo objetivou verificar o efeito do INT no desenvolvimento da aptidão física e coordenação motora de crianças, bem como a efetividade deste método no contexto de ensino local, de aulas de educação física ministradas uma vez por semana. Dezesseis crianças de 7 anos, de ambos os gêneros, regularmente matriculadas em uma escola particular de Fortaleza, CE, foram separadas em dois grupos: um grupo realizou o método INT ao longo de oito semanas (Grupo INT); outro grupo participou regularmente das aulas de educação física durante o mesmo período (Grupo EF). Ambos os grupos foram submetidos à avaliação da coordenação motora através da Movement Assessment Battery for Children (MABC-2), e à testes de aptidão física, antes e após o período de intervenção com o INT. Não houve diferença significativa entre as avaliações motoras antes e após intervenção para ambos os grupos. Quanto a avaliação da aptidão física, o grupo EF apresentou resultados superiores aos do grupo INT nos testes de flexibilidade, salto horizontal e corrida de 800 m. Apenas uma aula de Educação Física aplicada semanalmente pode não ser suficiente ao bom desenvolvimento das habilidades motoras e dos componentes da aptidão física de crianças, mesmo quando se introduz um modelo de intervenção mais específico para este objetivo.
Palavras-chave: Educação física e treinamento. Habilidades motoras. Aptidão física. Escola.
Childhood is the sensitive period for acquiring and improving motor skills. In this sense, intervention methods are proposed to contribute with such transformations, and a method that has been showing promising results in the literature is Integrative Neuromuscular Training (INT). The study aimed to verify the effect of INT on the development of physical fitness and motor coordination in children, as well as the effectiveness of this method in the context of local teaching of physical education classes given once a week. Sixteen seven-year-old children of both genders, regularly enrolled in a private school in Fortaleza, Ceará, were randomized into two groups: one group performed exercises specific to the INT method over eight weeks (INT Group) during physical education class; another group regularly participated in physical education classes during the same period (PE Group). Both groups realized the evaluation of motor coordination through the Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) and physical fitness tests before and after the motor intervention with the INT. Any significant differences were found between motor assessments before and after intervention for both groups. For the assessment of physical fitness, the children in the PE Group presented better results than the children in the INT Group in the flexibility, horizontal jump, and 800 m run tests. Physical Education class once a week may not be adequate for the excellent development of motor skills and physical fitness components in children, even when a more specific intervention model is introduced for this objective.
Keywords: Physical education and training. Motor skills. Physical fitness. School.
Lucas Moura Rodrigues, Maria Carolina Traina Gama, Marcela de Castro Ferracioli-Gama.