BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ENSINO DA DANÇA FOLCLÓRICA: CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Daniela Bento-Soares, Rosani Valéria Maronezi Batista, Erick Peres Fernandes, Marcos Roberto Marques Júnior.

Resumo

Esse estudo relacionou os conhecimentos aconselhados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino da Dança Folclórica e as estratégias pedagógicas realizadas por professores/as de Educação Física escolar. Utilizou-se de questionário online, respondido por 13 professores/as, contemplando como temas o desenvolvimento do conhecimento sobre as Dança Folclórica, os objetivos e as estratégias pedagógicas utilizadas nas aulas e o conhecimento e a opinião sobre a BNCC e seu trato com a Dança Folclórica. As questões foram analisadas a partir de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que cerca de 77% dos/as participantes trabalham com tal conhecimento, embora os objetivos de suas propostas estejam ligados à uma abordagem motora e não cultural. Parece que os/as professores/as de Educação Física estão atentos/as às diferentes formas de ensino-aprendizagem, proporcionando a participação ativa dos/as alunos/as. Parte dos/as participantes afirmou não conhecer ou não concordar com as recomendações da BNCC para o ensino da Dança e da Dança Folclórica. Consideramos que propostas de formação continuada para professores/as de Educação Física Escolar serão fundamentais para que a temática seja de fato desenvolvida em ambiente escolar.

Palavras-chave: Dança. Escola. Formação profissional

Abstract

This study discusses the knowledge recommended by the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) for the teaching of Folkloric Dance and the pedagogical strategies carried out by teachers of Physical Education. An online questionnaire was used, answered by 13 teachers, considering as themes the development of knowledge about Folkloric Dance, the objectives and pedagogical strategies used in the classes and the knowledge and opinion about the BNCC and the way the document led with the Dance folk. The questions were analyzed using Content Analysis. The results show that about 77% of the participants work with such knowledge, although the objectives of their proposals are linked to a motor rather than a cultural approach. It seems that Physical Education teachers are attentive to the different forms of teaching and learning, providing the active participation of students. Some of the participants said they did not know or did not agree with the recommendations of the BNCC for the teaching of Dance and Folkloric Dance. We consider that continuing education proposals for Physical Education teachers will be fundamental for the theme to be developed in a school environment.

Keywords: Dance. School. Professional Education.

Palavras Chave

Daniela Bento-Soares, Rosani Valéria Maronezi Batista, Erick Peres Fernandes, Marcos Roberto Marques Júnior.

Pesquisar artigos

Publicações