PARÂMETROS PSICOMÉTRICOS PARA A CONSTRUÇÃO TEÓRICA DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO MOTORA EM ESCOLARES IAM (E)
Cristiane Paiva Alves.
Este estudo teve por objetivo elaborar um instrumento de avaliação mapeando os componentes da Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde – Crianças e Jovens (CIF - CJ) para avaliação do desempenho motor de crianças de 7 anos. A construção teórica do instrumento e a comprovação de sua eficácia foram realizadas por meio das seguintes etapas: mapeamento dos testes motores para CIF-CJ, avaliação qualitativa do instrumento de avaliação motora para escolares - IAM (E), criação do item, análise semântica do item e validade do construto. Os itens selecionados foram mapeados com os domínios da CIF-CJ e sua relevância foi avaliada por 6 juízes, foram excluídos os domínios com índice de concordância abaixo de 80%, com seleção de 29 dos 39 domínios. Recomendações para a construção de projetos operacionalizados. A construção do projeto inclui uma descrição das provas e critérios de elegibilidade. O instrumento foi submetido à análise semântica, etapa que envolveu 5 crianças de 6 anos, a faixa etária mais baixa capaz de compreender o item sem dificuldade. A validade de construto foi realizada por 12 juízes, e os critérios de relevância do item para a característica em questão foram atribuídos com base, em pelo menos 80% de concordância na representação do item, em cada domínio. Nenhum houve exclusões nesta fase. Também foram selecionados os domínios que compõem o questionário, envolvendo componentes de função e estrutura corporal, além de fatores ambientais. Resultando no instrumento que consiste em um questionário, e uma escala de provas motoras que abrangem todos os componentes da CIF-CJ.
Palavras-chave: Construção de medida. Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde – Crianças e Jovens (CIF - CJ). Avaliação motora. Ensino fundamental.
This study aimed to develop an assessment instrument mapping the components of the International Classification of Functioning Disability and Health - Children and Youth (ICF-CY) to assess the motor performance of 7-year-old children. The theoretical construction of the instrument and the proof of its effectiveness were carried out through the following steps: mapping of the motor tests for ICF-CY, qualitative evaluation of the motor assessment instrument for schoolchildren - IAM (E), creation of the item, semantic analysis of the item and construct validity. The selected items were mapped with the domains of the ICF-CY and their relevance was evaluated by 6 judges. Domains with an agreement rate below 80% were excluded, with the selection of 29 of the 39 domains. Recommendations for the construction of operationalized projects. Project construction includes a description of the evidence and eligibility criteria. The instrument was submitted to semantic analysis, a step that involved 5 children aged 6 years, the lowest age group capable of understanding the item without difficulty. Construct validity was performed by 12 judges, and the criteria for item relevance for the characteristic in question were assigned based on at least 80% agreement in the representation of the item in each domain. None were excluded at this stage. The domains that make up the questionnaire were also selected, involving components of body function and structure, in addition to environmental factors. Resulting in the instrument which consists of a questionnaire, and a scale of motor tests that cover all the components of the ICF-CJ.
Keywords: Construction of measurement. International Classification of Functioning Disability and Health - Children and Youth (ICF - CY). Motor evaluation. School.
Cristiane Paiva Alves.