BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FRENTE AOS DESAFIOS PÓS PANDEMIA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Fernanda Jardim Maia, Ielson José dos Santos, Marta Baggio Bippus, Carita Pelição, Afonso Antonio Machado.

Resumo

O presente estudo buscou evidenciar a forma como a Educação Física escolar foi direcionada durante a pandemia de coronavírus, bem como suas consequências após o retorno presencial das aulas nas instituições escolares, ao considerar a aprendizagem e uso da educação tecnológica para uma nova perspectiva educacional. Por meio da observação participante natural, em uma escola municipal do interior paulista, com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, durante as aulas de Educação Física. Foram analisadas questões relevantes, como algumas consequências do afastamento social e sua influência para o desenvolvimento da referida disciplina, o uso dos recursos tecnológicos, suas possibilidades e desafios e como a proposta de educação integral abrange todas essas questões que permeiam o desempenho da função do docente de Educação Física. Espera-se que essas reflexões sejam ponto de partida para novas pesquisas científicas e, dessa forma, transformações importantes possam ressignificar de fato a realidade educacional atual.

Palavras-chave: Educação física escolar. Consequências da pandemia. Educação tecnológica.

Abstract

The present study sought to highlight the way in which school Physical Education was directed during the coronavirus pandemic, as well as its consequences after the return of classes in school institutions, when considering the learning and use of technological education for a new educational perspective. Through natural participant observation, in a municipal school in the interior of São Paulo, with students from the 6th to the 9th year of elementary school II, during Physical Education classes. Relevant issues were analyzed, such as some consequences of social withdrawal and its influence on the development of that discipline, the use of technological resources, its possibilities and challenges and how the proposal for comprehensive education covers all these issues that permeate the performance of the teacher's role in PE. It is expected that these reflections will be a starting point for new scientific research and, in this way, important transformations can in fact re-signify the current educational reality.

Keywords: School physical education. Consequences of the pandemic. Technological education.

Palavras Chave

Fernanda Jardim Maia, Ielson José dos Santos, Marta Baggio Bippus, Carita Pelição, Afonso Antonio Machado.

Pesquisar artigos

Publicações