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A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA MANIFESTA POR PACIENTES ADULTOS HOSPITALIZADOS A PARTIR DOS JOGOS (RE) CRIADOS

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Autor(es)

Gisele Cristina da Silva, Waléria Christiane Rezende Fett, Nilzalina Silva Chaparro,

Resumo

O presente estudo analisou a presença da experiência estética a partir dos jogos (re) criados. Com vistas a identificar de que modo o mesmo servia de veículo para esse acontecimento houve a necessidade de interrogar que elementos da experiência estética estão presentes nessa ação. E para que essa questão pudesse ser respondida formulamos o seguinte objetivo, identificar os elementos da experiência estética presentes nos jogos (re) criados vividos pelos pacientes adultos hospitalizados. A operacionalização do estudo aconteceu no Hospital Escola da Universidade Federal de Mato Grosso - Júlio Müller, Cuiabá - MT. Participaram da pesquisa quinze pacientes adultos hospitalizados, três homens e doze mulheres, com patologias diversificadas e idades entre 15 e 68 anos, que integraram a atividade prática e se propuseram a colaborar com o estudo. No intuito de responder a questão pertinente ao objeto em foco lançamos mão da pesquisa qualitativa para analisar os sentimentos expressos que foram coletados através da observação participante e da entrevista semiestruturada, sendo que o conteúdo da observação centrou nas interações: paciente-paciente, paciente-atividade, paciente-ambiente hospitalar e nas expressões verbais e não verbais. Para a realização da entrevista foi utilizado um roteiro contendo as seguintes questões: 1) Como estava antes de participar das atividades de recreação? 2) Como está agora, depois de ter jogado/brincado?  3) Como foi para você ter participado desse jogo no hospital? 4) Conte ou descreva para mim sobre a sua participação na atividade ou jogo. 5) Fale sobre os sentimentos percebidos enquanto brincava. A análise foi conduzida conforme a proposta operativa de Minayo e nos permitiu chegar ao presente tema, o qual revelou o conjunto necessário de acontecimentos para a existência da experiência estética manifesta pelos pacientes, dentre os quais se apresentaa prontidão, a alegria, a felicidade, a criatividade, a cooperação, a liberdade, o gostinho de quero mais e a gratidão.

Palavras-chave: Jogos (re) criados. Experiência estética. Adultos hospitalizados.

Abstract

 

The present study analyzed the presence of the aesthetic experience through of the (re) created games. In order to identify how it served as a vehicle for this event was necessary to interrogate what elements of aesthetic experience are present in this action. And for that question could be answered was formulated the following objective: identify the elements of aesthetic experience present in games (re) created lived by adult patients hospitalized. The operationalization of the study took place in the University Hospital of the Federal University of Mato Grosso - Júlio Müller, Cuiabá - MT. Participated in the survey fifteen adult hospitalized patients, three men and twelve women with diverse pathologies and ages between 15 and 68 years, who joined the practice activity and proposed to participate in the study. In order to answer the question relevant to the objective in focus, we used qualitative research to analyzes the sentiments expressed, which were collected through participant observation and semi-structured interview, with observation content focused on the interactions: patient - patient, patient -activity, patient-hospital environment and in verbal and nonverbal expressions. For the interview we used a script containing the following questions: 1) How did before participating in recreational activities ?; 2) How are you now, after playing / toying ?; 3) How was it for you to have participated in this game in the hospital ?; 4) Tell or describe to me about your participation in the activity or game; 5) Tell us what you felt or some feelings that you noticed while playing. The analysis was conducted according to the proposed operative Minayo and allowed us to reach the present theme, which revealed the events collection needed for the existence of the aesthetic experience showed by the patients, among which: preparedness, joy, happiness, creativity, cooperation, freedom, taste ofwanting more and gratitude.

Keywords: Games (re) created. Aesthetic experience. Hospitalized adults.

Palavras Chave

Gisele Cristina da Silva, Waléria Christiane Rezende Fett, Nilzalina Silva Chaparro,

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