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A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA EM UM LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA INTERDISCIPLINAR: OPORTUNIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

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Autor(es)

Arlem Chenia Silva Ferreira, Adriana de Miranda Santiago Terra, Sandra de Cássia Amorim Abrão.

Resumo

A crescente procura de uma significativa parcela da população brasileira que apresenta algum tipo de deficiência pelo sistema regular de ensino tem se constituído como objeto de ação dos cursos de Licenciatura com vistas à formação docente para atuar com a diversidade e inclusão, contemplando conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Neste contexto, o presente trabalho apresenta um estudo descritivo acerca de um relato de experiência do subprojeto de Educação Física Adaptada – EFA do Laboratório de Tecnologia Assistiva Interdisciplinar do Centro Universitário UnirG – LIFE, em Gurupi/TO. Tal laboratório tem entre seus objetivos proporcionar formação docente interdisciplinar voltada ao desenvolvimento de metodologias inovadoras e materiais didático-pedagógicos que promovam a funcionalidade de alunos com deficiência. Nos resultados do presente estudo foi descrita toda a trajetória do projeto, desde a sua elaboração até a estruturação dos subprojetos, além de apresentado os propósitos da Educação Física Adaptada em relação às deficiências e relatados os desafios que envolvem a consolidação de um laboratório como este formato no espaço acadêmico, e por fim, as expectativas futuras para a ampliação do seu atendimento à sociedade em geral. Concluiu-se ao final deste estudo que a Educação Física conseguiu ocupar um espaço propício à consolidação de práticas docentes voltadas para a formação de profissionais capacitados para lidar com as tecnologias assistivas em prol da equidade social.

Palavras-chave: Educação Especial. Tecnologia Assistiva. Educação Física Adaptada.

Abstract

The growing demand of a significant portion of the Brazilians who hold some type of disability for the regular education system has become an object of action of Bachelor’s degree courses aiming at training teachers to work with diversity and inclusion, comprising knowledge about the specific treats of pupils with special educational needs. In that context, this paper presents a descriptive study about an experience report of the subproject of Adapted Physical Education – AFE of the Interdisciplinary Assistive Technology Lab of UNIRG University – LIFE, in Gurupi/TO. That lab aims to provide interdisciplinary teacher training towards developing innovative methodologies and teaching-learning materials which promote the functionality of disabled students. The results of the present study describe the history of the project, since its establishment until the structuring of subprojects, and present the purposes of Adapted Physical Education in relation to the disabilities and the report of the challenges which involve the consolidation of a lab formatted like that in the university, and finally, the expectations for the future expansion of such service to society in general. We concluded that Physical Education could stand a favorable environment to the consolidation of teaching practices which aim to prepare qualified professionals to deal with assistive technologies for social equity.

Keywords: Special Education. Assistive Technology. Adapted Physical Education.

Palavras Chave

Arlem Chenia Silva Ferreira, Adriana de Miranda Santiago Terra, Sandra de Cássia Amorim Abrão.

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