A POSSIBILIDADE DE PRÁTICAS ESPORTIVAS NÃO TRADICIONAIS: TÊNIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Bruno da Silva Pinto, Marília Gabriela Dalsico Monteiro, Tomires Campos Lopes.
Apresentamos neste trabalho o enfrentamento de quebra de paradigma quanto as possibilidades que existem no que tange a apresentação do conteúdo esporte com a intenção de pluralizar as ofertas deste conteúdo nas aulas de Educação Física. Neste sentido foi desenvolvido um trabalho com a modalidade esportiva do tênis nas aulas de Educação Física Escolar para turmas do ensino fundamental como uma proposta alternativa de conteúdo, podendo ser adaptada para outras modalidades. Nosso objetivo é realizar uma reflexão sobre a importância de ofertar outras propostas para variar as práticas de temáticas nas aulas de Educação Física, especificamente o conteúdo esporte, incorporando, além das modalidades tradicionais da comunidade escolar, outras modalidades diferentes daquelas clássicas apresentadas na escola com intenção de ampliar o leque de oferta, conhecendo outros espaços, materiais e regras, proporcionar a inclusão e fidelização de maior número de estudantes nas aulas desse componente curricular, além de promover aspectos da saúde com o envolvimento desses em prática regular da atividade física. As aulas foram realizadas em uma escola municipal na cidade de Cuiabá, com 12 turmas, compreendidas entre o 5º e 9º ano, através do sistema de redução do espaço de jogo, onde se dividiu a quadra de voleibol em três mini-quadras de tênis, trabalhando em duplas, para oportunizar a participação de mais alunos possíveis e um maior contato com a prática esportiva. Espera-se que este trabalho venha a incentivar os educadores a se interessarem em promover a diversificação das modalidades esportivas dentro do conteúdo esporte nas aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Esporte. Tênis. Escola.
We introduce in this project the confrontation of paradigm break regarding the possibilities that exist in the presentation of the sport content with the intention to broaden the proposals from this content in Physical Education classes. Following these terms, a project was developed where the sport modality tennis was applied to Physical Education classes for middle school students with the purpose of giving an alternative for the sport content, with the possibility of being adapted to other modalities. Our objective is to conduct a reflection about the importance of offering other proposals to vary the practice of themed Physical Education classes, specially in the sport content, incorporating, beyond traditional modalities of the school community, different modalities than the ones offered at school with the intention of broadening the offerings, getting to know other spaces, materials and rules, providing the inclusion and fidelity of larger number of students in classes of this curricular component, also promoting health aspects with the involvement of these in regular practice of physical activity. Classes took place in a municipal school in Cuiaba city, with 12 classrooms, ranging between 5th and 9th grade, through a system of reduction of the game area, where a volleyball court was divided in three mini tennis courts, working in doubles, to maximize the participation of as many students as possible and a bigger contact with the sport practice. We hope that this project encourages educators to get interested in promoting diversity in the sports modalities within the sport content in Physical Education classes.
Keywords: Sport. Tennis. School.
Bruno da Silva Pinto, Marília Gabriela Dalsico Monteiro, Tomires Campos Lopes.