BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

QUANDO AS CRIANÇAS BRINCAM NAS FÉRIAS, O QUE ELAS FAZEM E APRENDEM?

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Evandro Salvador Alves de Oliveira

Resumo

Este texto busca apresentar e refletir sobre algumas questões do universo lúdico das crianças, sobretudo das brincadeiras que estas vivenciam nos momentos que estão de férias escolares. Mais específico, trazemos à tona como o brincar, fenômeno importante e articulado ao projeto Colônia de Férias do Sesc (Serviço Social do Comércio), emerge em contextos em que crianças e adultos estabelecem relações. Vale destacar que a Colônia de Férias do Sesc acontece há aproximadamente 20 anos no município de Rondonópolis, Mato Grosso. As crianças, bem como as culturas lúdicas que estas produzem, são as protagonistas deste texto, que tem como um de seus focos de análise as brincadeiras. Trata-se de um relato de experiência, embasado na teoria de Brougère (2002, 2010), principalmente por ter a socialização na infância e a cultura lúdica como instrumentos que desembocam, inevitavelmente, para reflexões que aqui proponho. É a partir de algumas observações realizadas no interior de uma Unidade do Sesc, ao longo dos anos, que obtenho como objeto de análise o campo da infância, tendo as crianças, os espaços que estas ocupam e o enredo que constroem para construir suas brincadeiras como cenário que enriquece o presente trabalho. As crianças, também quando inseridas em espaços favoráveis ao lazer, produzem e reproduzem suas culturas, constroem valores e significados em meio às referências simbólicas que circulam o tempo e o espaço que permeiam seu entorno. Verifica-se que o projeto do Sesc contribui, e muito, para construção do conhecimento na infância de modo lúdico e prazeroso, este que se processa a partir da relação com o outro.

Palavras-chave: Crianças. Cultura lúdica. Brincar. Colônia de Férias.

Abstract

This paper aims to present and reflect on some of the issues playful universe of children, especially the games that they experience the moments that are school holidays. More specific, we bring to the fore as the play, an important and articulated the Summer Camp SESC (Social Service of Commerce) project phenomenon emerges in contexts in which children and adults establish relationships. Note that the Summer Camp SESC happens for about 20 years in the city of Rondonópolis, Mato Grosso. Children, as well as the playful crops they produce, are the protagonists of this text, which has as one of its foci analysis joking. This is an experience report, based on the theory Brougère (2002, 2010), mainly because socialization in childhood and playful culture as instruments that lead inevitably to reflections we bring here. It is the basis of observations made ​​within a unit of SESC, over the years, we get as an object of analysis the field of childhood, having children, the spaces they occupy and the plot that build to build their play as scenario that enriches the present work. Children also favorable when inserted in leisure spaces, produce and reproduce their cultures, values ​​and construct meanings amid symbolic references that circulate the time and space that permeate their surroundings. It appears that the project contributes SESC, and much to the construction of knowledge in childhood playful and pleasurable way, that this proceeds from the relationship with the other.

Keywords: Children. Play culture. Mock up. Summer Camp.

Palavras Chave

Evandro Salvador Alves de Oliveira

Pesquisar artigos

Publicações