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RELATO DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA: A NARRATIVA DE UMA MOBILIDADE INTERNACIONAL UFMT- COIMBRA

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Autor(es)

Katiane Spessoto Martinez, Ana Carrilho Romero Grunennvaldt, José Tarcísio Grunennvaldt.

Resumo

O presente trabalho traz o relato de uma acadêmica que participou do programa de intercâmbio de alunos universitários, o PLI (Programa de Licenciatura Internacional), parceria entre Brasil e Portugal, das Universidades: Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade de Coimbra, financiado pelo Governo Federal/CAPES. Nesse sentido o objetivo do texto é apresentar o percurso da experiência apresentando alguns aspectos da mobilidade proporcionada, aludindo assim ao momento atual da universidade brasileira. Como procedimentos metodológicos serão utilizados os recursos da história oral, tendo como suporte a narrativa da acadêmica destacando os seguintes aspectos: a) a sua opção pelo curso de Educação Física e o inicio de sua trajetória universitária; b) o seu engajamento no referido programa de intercâmbio e as considerações da sua vivencia em Portugal como discente de uma universidade estrangeira e; c) a sua volta ao Brasil e os desdobramentos dessa experiência sobre sua formação profissional. A mobilidade oferecida aos alunos universitários brasileiros é uma oportunidade de complementar sua formação, bem como incorporar aportes advindos de ambiências diversas que enriquecem e provocam aprendizagens distintas e necessárias para o viver em sociedade na atualidade. Nesse sentido a acadêmica ressalta que o primeiro aspecto a gerar a necessidade de novas condutas no novo ambiente foi sua acomodação aos procedimentos didáticos pedagógicos adotados pelos professores na condução das aulas na universidade portuguesa, evidenciando assim distinções nas concepções e procedimentos adotados pelos professores no Brasil em Portugal, em que os professores brasileiros solicitam mais a participação dos alunos na condução de suas aulas, e já os professores portugueses mantem uma posição prescritiva na condução de suas aulas centrando na difusão dos conteúdos apresentados. As implicações da experiência da acadêmica evidenciaram que foi proveitoso o processo de vivencia e aprendizagem ocorrido no período em Portugal, observa que essa oportunidade deveria ser ofertada a um número mais significativo de alunos brasileiros, independente do curso, universidade ou região da sua residência. A seu ver a experiência completou e ampliou a sua formação, tendo em vista ter cursado disciplinas que não são oferecidas na sua universidade de origem, a Universidade Federal de Mato Grosso, pois hoje formada se sente mais qualificada, podendo trabalhar em funções como, por exemplo, a instrução de escalada, remo, canoagem. Subsídios e pressupostos que não seriam possíveis na sua vivência acadêmica no Brasil. Esse ensejo da acadêmica sinaliza a possiblidade da construção de oportunidade semelhantes nas universidades brasileiras para seus alunos, pois dadas as proporções geográficas e territoriais do Brasil seria salutar o investir em tais disciplinas que promovam a volta do contato do homem com a natureza e principalmente, na sua relação com o tempo livre e o lazer, e nesse sentido a justificação nos parece acertada.

Palavras-chave: Mobilidade. Narrativa. Intercâmbio. Educação Física.

Abstract

This paper presents the report of an academic student who participated in the exchange program for university students, the ILP (International Degree Program), a partnership between Brazil and Portugal, the Universities: Federal University of Mato Grosso and Coimbra University, funded by the Federal Government / CAPES. In this sense the purpose of the paper is to introduce the route of experience presenting some aspects of the provided mobility, thus alluding to the current Brazilian university. The methodological techniques will be used the resources of oral history, supported by the academic student narrative highlighting the following aspects: a) her choice of Physical Education program and the beginning of her university career; b) her engagement in the exchange program and considerations of her experiences in Portugal as a student in a foreign university; c) her return to Brazil and the ramifications of this experience on her professional training. The mobility offered to Brazilian university students is an opportunity to supplement their training and incorporate contributions arising from different ambiences that enrich and cause distinct learning and necessary for living in nowadays society. In this sense the academic student points out that the first point to the need to generate new behaviors in the new environment was her adaptation to didactic pedagogical procedures applied by teachers conducting classes in Portuguese universities, thus revealing distinctions in the concepts and methods embraced by teachers in Brazil and Portugal, where the Brazilian teachers request more student participation in the conduct of their classes, and Portuguese teachers holds a prescriptive position in conducting their classes focusing on the dissemination of content presented. The implications of the academic student experience showed that was fruitful the process of experiences and learning occurred in the period in Portugal, she notes that this opportunity should be offered to a larger number of Brazilian students, regardless of their course, university or residence region. In her view the experience broadened and completed her training, having in mind that she had the opportunity to study courses that are not offered at her home institution, the Federal University of Mato Grosso, today after her graduation she feels better skilled, able to work on different functions, for example, the instruction of climbing, rowing, canoeing. Grants and assumptions that would not be possible in her academic experience in Brazil. This rise of the academic student indicates the possibility of constructing of similar opportunity for students in Brazilian universities, because given the geographical and territorial proportions of Brazil would invest in such salutary disciplines that promote the return of human contact with nature and especially in the relationship with free time and leisure, and in that sense the justification seems right.

Keywords: Mobility. Narrative. Exchange. Physical Education.

Palavras Chave

Katiane Spessoto Martinez, Ana Carrilho Romero Grunennvaldt, José Tarcísio Grunennvaldt.

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