“BRECHÓ”: LEITURAS DE UM CORPO NA DANÇA CONTEMPORÂNEA
Elka Moura Victorino.
Este trabalho pretende observar e analisar partes do percurso da construção do espetáculo de dança contemporânea “Brechó”, de um grupo experimental, formado a partir do projeto “Leituras de Movimento” do SESC Arsenal, de Cuiabá. Pautada em uma vivência como bailarina no processo de criação e produção do espetáculo, a análise fundamenta-se nas questões da crítica genética de Cecília Salles, permitindo identificar os vestígios de uma poética de autocriação, levantando discussões sobre os gestos do pensamento, a temporariedade e a memória corporal na dança dentro do pensamento contemporâneo.
Palavras-chave: Dança contemporânea, processo criativo, corpo, brechó.
This work aims to observe and analyze portions of the route of construction of contemporary dance performance ", a thrift store" experimental group, formed from the Sesc Arsenal project , the “Readings Movement”, in Cuiabá. From an experience as dancer in the process of creation and production of the show, the analysis is based on Cecília Salles critical issues of genetics, allowing to identify the vestiges of a poetics of self-creation, raising discussion on the gestures of thought, the temporariness and the body memory within dancing in contemporary thought.
Keywords: Contemporary dance, creative process, body, brechó.
Elka Moura Victorino.