BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

EFETIVIDADE DO MÉTODO GLOBAL SOBRE AS HABILIDADES TÉCNICAS GERAIS NO FUTSAL

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Layla Maria Campos Aburachid, Rodrigo Moro Backes, Claudio Olívio Vilela Lima, Hully Shandra Duarte Pinto, Pablo Juan Greco.

Resumo

O presente estudo verificou a evolução do nível das habilidades técnicas gerais de alunos de uma escolinha de futsal antes e após a aplicação do método de ensino global. Especificamente, objetivou-se constatar possíveis diferenças na dominância entre pés e mãos e entre mão dominante e pé dominante no período compreendido entre o pré e pós-teste. A amostra foi constituída por 11 crianças do sexo masculino (7 a 9 anos de idade) e praticantes de uma escolinha futsal. O instrumento selecionado para a coleta dos dados se denomina Teste de Habilidade Técnica. Foram filmadas 11 sessões de aulas de futsal posteriormente categorizadas por meio de videotape. Houve diferença significativa para a coordenação espaço-tempo (p=0,021), para a dominância no pós-teste para acertar o alvo-mão (p=0,023) e para habilidades realizadas com a mão. Não houve diferença significativa entre os escores das habilidades quando a comparação foi feita por idade. Pôde-se observar que o método de ensino não foi eficiente para promover mudanças nas habilidades técnicas dos alunos, devendo se manter como objeto de investigações futuras a fim de melhor esclarecer esse tipo de intervenção.

Palavras-chave: Método de ensino, habilidade, futsal.

Abstract

This study verified the evolution of the general technical skills level of young futsal players before and after of global methods application. Specifically, we aimed to find possible differences in the dominance of the feet and hands, and between dominant hand and dominant foot in the pre and post-test periods. Eleven male futsal soccer players (7 to 9 years old) were submitted to Technical Skill Test. The training sessions (total of 11 sessions) were subsequently categorized by videotape. It were observed significant differences in the space-time coordination (p = 0,021), in the dominance at posttest for hitting the target-hand (p = 0,023), and in the hand skills. There were no significant differences between skills scores when the comparison was made using the age. We concluded that the global method applied was not able to promote significant changes in the skills analyzed; further studies are required in order to better clarify this kind of intervention.

Keywords: General methods, skill, futsal.    

Palavras Chave

Layla Maria Campos Aburachid, Rodrigo Moro Backes, Claudio Olívio Vilela Lima, Hully Shandra Duarte Pinto, Pablo Juan Greco.

Pesquisar artigos

Publicações