ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPREENSÃO DA ESCOLA E DE SEUS PROJETOS PELOS ESTAGIÁRIOS
Elaine Catarina Geraldes Nunes.
Neste artigo discutiremos sobre o Estágio Supervisionado em Educação Física realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Os objetivos são descrever as ações realizadas durante os Estágios Supervisionados I, II e III em Educação Física durante o acompanhamento nas escolas públicas estaduais de Cáceres; analisar alguns fatores que influenciam no desempenho do estágio quanto à compreensão da relação entre comunidade escolar, articulação do PPP pela escola, Planejamento de Ensino dos professores de educação física regentes de turma e a dificuldade de reconhecimento do sistema de organização em Ciclos de Formação Humana. A metodologia utilizada para coleta de dados é a qualitativa, por meio de observação durante o estágio, análise de relatórios entregues pelos estagiários, após a realização de estágio. Para tanto, nos fundamentamos em Nóvoa (1992), Pimenta (2008), Vasconcellos (2009) entre outros. Este trabalho poderá contribuir na análise de alguns fatores que podem vir a interferir na compreensão do ambiente escolar pelos estagiários.
Palavras-chave: Estágio supervisionado, Educação Física, educação.
This survey will discuss about the Supervised Training in Physical Education conducted at the University of Mato Grosso - UNEMAT. The objectives are to describe the actions taken during the Supervised Training I, II and III in Physical Education in the accompanying in the public schools of Caceres; analyze some factors which influence the performance training in the comprehension of the link between the school community, the articulation of the PPP the school, planning of school conductors teacher of physical education class and the difficulty of recognition of the system of organization in Cycles Human Formation. The methodology applied in data collection is qualitative, by observation during the training, analysis of reports delivered by the trainees after completion of supervised training. To this end, we have considered in Nóvoa (1992), Pimenta (2008), Vasconcellos (2009) among others. This work could to contribute to the analysis of some factors that might affect the comprehension of school setting for trainees.
Keywords: Supervised, Physical Education, education.
Elaine Catarina Geraldes Nunes.