FATORES MOTIVACIONAIS NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DA FAIXA ETÁRIA DE 10 A 16 ANOS QUANTO À PERMANÊNCIA NO PROGRAMA SOCIAL VÔLEI KID’S
Bruno da Silva Pinto, Marília Gabriela Dalsico Monteiro.
O presente trabalho procurou investigar os fatores motivacionais que contribuem para permanência dos alunos no Programa Social Vôlei Kid’s. Esta é uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, cuja amostra é constituída por 220 alunos, sendo 96 do gênero masculino e 124 do gênero feminino, na faixa etária entre 10 e 16 anos, participantes do Programa Social Vôlei Kid’s das cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o Inventário de Motivação para Prática Desportiva, que classifica os fatores motivacionais em três categorias: competência desportiva, saúde e amizade/lazer. Os resultados se apresentaram da seguinte forma: quanto à competência desportiva (71,4% consideraram muito importante, 20,9% dizem ser pouco importante e 7,7% nada importante); na categoria saúde (67,7% acham muito importante, 25% consideram pouco importante e 12,3% nada importante); já na categoria amizade e lazer (39,6% disseram ser muito importante, 34,8% consideraram pouco importante e 25,6% nada importante). Através dos resultados obtidos pode-se concluir que os fatores motivacionais mais importantes para os alunos deste programa e que, consequentemente, favorecem a sua permanência no mesmo, estão relacionados à categoria competência desportiva, seguida da categoria saúde e por fim a categoria amizade e lazer. Além disso, as pessoas que coordenam o Programa têm agora um importante diagnóstico sobre os motivos que levam as crianças a procurá-los. Isto poderá ser uma importante ferramenta para a promoção de políticas relacionadas à temática tanto para o Programa quanto para outros setores que pensem no desenvolvimento de atividades semelhantes.
Palavras-chave: Motivação, esporte, voleibol, educação.
In this study we aimed to investigate the motivational factors that contribute to persistence of students in Social Program Kid's Volleyball. Esta é uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, cuja amostra é constituída de 220 alunos, sendo 96 do gênero masculino e 124 do gênero feminino, na faixa etária de 10 a 16 anos, participantes do Programa Social Vôlei Kid's das cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. This is a quantitative research of descriptive character, whose sample consists of 220 students, 96 males and 124 females, aged 10-16 years, participants in the Program Social Volleyball Kid's cities of Cuiaba, Lowland Grande and Chapada dos Guimarães. Para tanto, utiliza-se como instrumento de coleta de dados, o Inventário de Motivação para Prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), que classifica os fatores motivacionais em três categorias: competência desportiva, saúde e amizade/lazer. We also use as instrument for data collection, the Survey of Motivation to Practice Sports Gaya and Cardoso (1998), which classifies the motivational factors into three categories: sportsmanship, friendship and health / leisure. Os resultados se apresentaram da seguinte forma: quanto à competência desportiva (71,4% consideraram muito importante, 20,9% dizem ser pouco importante e 7,7% nada importante); na categoria saúde (67,7% acham muito importante, 25% consideram pouco importante e 12,3% nada importante); já na categoria amizade e lazer (39,6% disseram ser muito importante, 34,8% consideraram pouco importante e 25,6% nada importante). The results were as follows: as the sportsmanship (71.4% considered very important, 20.9% said not very important and 7.7% not important) in the health category (67.7% find it very important, 25% feel somewhat important and 12.3% not important), already in category friendship and leisure (39.6% said it was very important, 34.8% considered minor and 25.6% not important). Através dos resultados obtidos pode-se concluir que os fatores motivacionais que mais são importantes para os alunos deste programa, e que consequentemente favorece a sua permanência no mesmo estão relacionados à categoria competência desportiva, seguida da categoria saúde e por fim a categoria amizade e lazer. Through the results we can conclude that the motivational factors that are most important to the students in this program, and who would favor his stay in the same category are related to sportsmanship, followed by health category and finally the category leisure and friendship . Moreover, people who coordinate the program now have an important diagnosis of the reasons that lead children to look for them. This may be an important tool for the promotion of policies related to the theme for both the program and for other businesses to think about in developing similar activities.
Keywords: Motivation, sports, volleyball, education.
Bruno da Silva Pinto, Marília Gabriela Dalsico Monteiro.