BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Marcia Aparecida Avelino Barbosa de Holanda, Marcos Roberto dos Santos, Paulo Vitor Suto Aizava, Luana Biembengut Biato, Luciane Cristina Arantes.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a motivação de professores e do ensino fundamental nas aulas de Educação Física no município de Maringá durante o período de pandemia de COVID-19.  Como instrumentos foram usados o Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas na Educação Física Escolar (BPNES), validado para a língua portuguesa (COSTA; MAROCO; VIEIRA, 2017) e o Questionário Escala de Motivação Docente (EMD), validado para a língua portuguesa (DAVOGLIO; SANTOS, 2017). A amostra compreendeu 162 alunos do 1º ao 5º ano, na faixa etária de 6 a 11 anos, e 31 professores de Educação Física da rede municipal de ensino na faixa etária entre 29 e 55 anos. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e inferencial, testes Shapiro Wink, Friedman e   KruskaWallis. Comparou se a motivação dos estudantes em função do sexo e da série, e houve diferenças significativas na série. Concluiu se    que os estudantes encontram motivados a partir do desenvolvimento das necessidades psicológicas básicas em especial o relacionamento. Comparou-se a motivação dos professores em função do tempo de serviço.  Concluiu- se que os professores apresentaram indicadores de motivação para permanência na carreira docente.

 Palavras-Chave: Educação Física. Motivação. Professores. Estudantes.

Abstract

The objective of the present study was to analyze the motivation of Physical Education teachers and primary schools students in Physical Education classes in the municipality of Maringá during the period of the COVID-19 pandemic.  As instruments were used the Questionnaire of Basic Psychological Needs in School Physical Education (BPNES), validated for the Portuguese language (COSTA; MAROCO; VIEIRA, 2017) and the Questionnaire Teacher Motivation Scale (TMS), validated for the Portuguese language (DAVOGLIO; SANTOS, 2017). The sample comprised 162 students from 1st to 5th grade, aged 6 to 11 years, and 31 Physical Education teachers from the municipal education network aged 29 to 55 years. For data analysis, descriptive and inferential statistics, Shapiro Wilk, Friedman and Kruska -Wallis tests were used. Students' motivation was compared according to gender and grade, and there were significant differences in grade. It was concluded that the students are motivated by the development of the basic psychological needs, especially the relationship. The motivation of the teachers was compared according to the time of service.  It was concluded that the teachers presented indicators of motivation for permanence in the teaching career.

Keywords: Physical Education. Motivation. Teachers. Students.

Palavras Chave

Marcia Aparecida Avelino Barbosa de Holanda, Marcos Roberto dos Santos, Paulo Vitor Suto Aizava, Luana Biembengut Biato, Luciane Cristina Arantes.

Pesquisar artigos

Publicações